quarta-feira, janeiro 29

Competências essenciais para uma startup dar certo

Um negócio de sucesso depende de um time que reúna habilidades em diferentes áreas


Um negócio de sucesso depende de várias competências para funcionar. Em uma startup, elas estão divididas em quatro áreas:

Tecnologia


Engloba tudo o que é necessário para o produto funcionar. Nas startups digitais, trata-se de competências em programação de computadores, design, experiência de usuário, infraestrutura de servidores e outros aspectos. Você pode até começar sem essa perna, mas recomendo tomar alguns cuidados com a terceirização da tecnologia (leia mais nesta coluna).

Operação


Tem a ver com a maneira como o negócio funciona, sua dinâmica e seus processos. Quem é mais técnico pode confundir isso com a competência de tecnologia, mas é diferente – e varia conforme o tipo de negócio. Se sua startup é um comércio eletrônico, por exemplo, a operação tem muito a ver com processos de negociação de compra com fornecedores, gestão de fluxo de caixa e métricas de conversão. Já uma empresa de serviços de gerenciamento de cursos e escolas exige um conhecimento de como o mercado educacional funciona e das principais etapas e necessidades do cliente.

Comercial


Toda startup precisa vender, afinal esse é o objetivo de uma empresa. E cada negócio exige um formato comercial específico. Essa área demanda uma série de competências, como marketing, desenvolvimento de canais de distribuição – que podem ser online e off-line –, precificação e modelagem comercial, gestão de processos e funis de vendas.

Gestão


Cada um dos processos já mencionados precisa funcionar bem e em harmonia. Para que tudo esteja em sintonia com os objetivos e a visão da empresa, é preciso ter uma boa gestão. O empreendedor faz o papel de gestor executivo, garantindo que a estratégia e os objetivos da empresa sejam seguidos.

É muito difícil encontrar essas quatro competências bem desenvolvidas em uma pessoa só – não existe empreendedor super-herói. Por isso, ao montar sua sociedade ou mesmo sua equipe, procure pessoas com competências complementares às suas e distribua suas habilidades dentro dessas áreas.

FONTE: revistapegn.globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário