Enquete realizada pela MELHOR mostra que 65% dos recrutadores e RHs checam as informações dos currículos. Especialistas comentam o assunto e dão dicas de como identificar e prevenir as mentiras nos processos de seleção

Em um processo de recrutamento e seleção, o profissional de RH se depara com uma grande quantidade de currículos e com as mais variadas informações. Nessa tarefa hercúlea de procurar agulha num palheiro, como identificar a veracidade desses dados? Atualmente, existem no mercado diversas ferramentas que se propõem a auxiliar o recrutador ou RH nesta tarefa, contudo a boa e velha referência atrelada à checagem das informações e ao feeling do entrevistador são as principais maneiras de detectar alguns deslizes nos currículos.
Uma enquete realizada no site da Revista Melhor no mês de dezembro constatou que 65% dos profissionais que lidam com o tema checam as informações presentes nos currículos; contra apenas cerca de 10% que afirmam não ter esse cuidado. Apesar de a prática ser considerada cada vez mais constante nas organizações, a falta de tempo e o grande número de candidatos para uma única vaga dificulta a confirmação das informações.
Uma pesquisa recente divulgada pelo site Trabalhando.com listou as principais mentiras presentes nos currículos dos candidatos e destacou a formação acadêmica como a principal inverdade do documento. Em segundo lugar está a fluência em um idioma, seguida pela falsa experiência na área almejada, acréscimo de atribuições no cargo anterior e supervalorização em antigas funções.
Manuela Calumby, sócia da Search Consultoria em RH afirma que ao analisar o currículo, foca a sua atenção na experiência profissional do candidato e se ela é aderente ao perfil das vagas trabalhadas pela empresa. A consultoria utiliza a abordagem telefônica e as entrevistas presenciais para checar as informações e colher as referências do candidato. “Se as informações parecem estranhas ou se ficamos na dúvida sobre algum dado, fazemos a checagem com os próprios candidatos, para saber se de fato confere ou não. Em seguida, com a autorizaçãodo aspirante à vaga, também podemos buscar as referências profissionais com pessoas com quem o candidato trabalhou”, afirma Manuela.
Já o presidente da Elancers, Cezar Tegon, afirma que a checagem das informações deve ser feita quando os potenciais finalistas avançam no processo seletivo. “Acreditamos que pelo menos 50% dos RHs checam as informações dos finalistas antes da admissão. O bom senso nos indica que teria de ser uma prática de 100% das empresas, porém, nos dias atuais, verificamos que uma grande parcela das empresas deixa este item de lado.” Ainda segundo o executivo, as companhias normalmente verificam os históricos educacionais e profissionais, projetos relevantes, idiomas declarados, assim como toda a informação que seja relevante para a vaga almejada.
Pego na mentira
Após a checagem dos dados fica constatado que uma ou mais informações não conferem e, em muitos casos, esse passa a ser o critério de eliminação do candidato. Contudo, segundo a sócia da Search Consultoria “a avaliação do perfil profissional e a adequação de valores e dos aspectos culturais são extremamente importantes na escolha correta de um candidato. Por isso, o RH deve ficar atento às respostas dadas pelos candidatos, averiguar se as datas conferem, solicitar nomes de referências profissionais e das faculdades que cursou. Essas são providências básicas”.
O presidente da Elancers completa dizendo que as pessoas mais aumentam do que mentem em relação às informações, além de valorizar suas atuações nas empresas, prêmios recebidos, etc. Segundo ele, quando isso acontece, “o recrutador deve ser honesto e profissional, mas nunca afirmar diretamente que desconfia de uma fraude, até porque em alguns casos raros pode existir um erro na checagem dos dados. De qualquer forma, os recrutadores têm faro para identificar um problema e existem técnicas, também dominadas pelos profissionais de seleção para apurar essas desconfianças.”
Como checar
Conheça algumas dicas fornecidas por Tegon para averiguar as informações dos candidatos:
* Histórico profissional: Verificar informações fornecidas pelo candidato nas empresas em que eletenha trabalhado, com seus pares, subordinados e superiores;
* Histórico educacional: Pode ser comprovado por meio de diplomas autenticados e verificação junto ao MEC;
* Idiomas e conhecimentos técnicos: A aplicação de provas e testes práticos pode comprovar a veracidade das informações e competências descritas no currículo.
FONTE: RevistaMelhor
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