sábado, janeiro 25

Oportunidade não pode significar apenas oportunidade de carreira

Invista em sua carreira, não somente no emprego, para ter sucesso em longo prazo

O ponto mais alto da carreira não é equivalente ao cargo mais elevado que se pode alcançar na profissão. Mas, sim, a independência financeira. Para conquistá-la, o indivíduo deve ser educado para pensar e agir como um investidor. Entretanto, nossa cultura fomenta a ideia de que oportunidade significa, simplesmente, oportunidade de emprego.
Além disso, estamos há quase duas décadas sendo governados por partidos de esquerda, que reforçam ainda mais o emprego como a principal oportunidade de renda a ser criada para as pessoas. Não é! Infelizmente, a maioria descobre isso quando perde o emprego depois dos 40 anos ou se aposenta. É muito difícil manter o padrão de vida após esses eventos.
O congestionamento
Se todos pensam em ser o rei da montanha, o caminho até o topo fica congestionado. Por isso, quanto mais a carreira avança, mais complexa fica. São exigidos conhecimentos em gestão de pessoas, política, formação de alianças e estratégia. Além disso, é preciso muito instinto para identificar aqueles que não jogam pelas regras do jogo e fazer o que for preciso para ganhar deles também. Entretanto, nem todos estão dispostos a fazer esse caminho. Não é raro encontrar, em processos de coaching, pessoas que, ao perceber tudo que é necessário para ser o presidente da corporação, começam a mirar os cargos um ou dois degraus abaixo: vice-presidência e diretorias estratégicas.
O fato é que a maioria não sabe o que fazer com sua carreira, após certo tempo no percurso. Isso acontece porque, como mencionei, nossa cultura prepara as pessoas somente para ser empregadas. As pessoas precisam ser estimuladas a pensar fora da caixa e a encontrar outras oportunidades que não apenas um emprego.
Aprenda a investir
O mais importante é que os indivíduos têm de ser incentivados a investir. Quando a pessoa coloca todas as suas fichas somente no emprego, comporta-se como o investidor que coloca todo o seu dinheiro em uma única oportunidade. Quando esta dá errado, sua renda cai a zero. Entretanto, nossa cultura, avessa ao fracasso, coloca as pessoas em uma encruzilhada. Afinal, se investir errado, pode perder dinheiro – e ninguém quer perder nada.
Acontece que perder faz parte do aprendizado. Pois o verdadeiro investimento que alguém faz é em conhecimento. O indivíduo deveria ver o investimento como um jogo de basquete. No começo, erra 99 de cada 100 arremessos. Com o tempo, essa proporção começa a melhorar, e então chega o momento em que está acertando 51 de cada 100. Infelizmente, quando se trata de investimentos, a proporção é muito dolorosa. De cada dez investimentos, em geral, somente um será bem-sucedido. A tradução disso é: alguém que investe deve dividir seu dinheiro em dez partes e colocar somente uma delas em cada oportunidade.
Ouço, com frequência, pessoas dizerem que confiam no que estão fazendo e, por isso, investem 100% do que possuem. Quando perdem, perdem tudo. Não vejo nenhum cálculo que apoie essa atitude. Por isso que considero o emprego tão arriscado também, pois você está com 100% do seu tempo e de sua mente dedicados a uma única oportunidade.
Aprender a investir faz as pessoas compreender o desastre tributário que é o Brasil. E também pedir mudanças mais urgentes nesse tema.
O indivíduo deve se interessar por quatro classes de investimentos: metais preciosos, financeiros, imobiliários e negócios. Não existe investimento arriscado, o que existe é investidor arriscado. Aquele que não sabe em detalhes como funciona o investimento que realiza é um investidor desse tipo.
Quanto mais aprender o jogo dos investimentos, mais segurança terá, até para ser funcionário. Em minha experiência, os melhores empregados que encontro são aqueles que não dependem de seu salário para viver. Com isso em mente, fazem o que for preciso ser feito, sem medo de perder o emprego. São muito respeitados e, em minha opinião, estão no topo de suas carreiras.
Enfim, o mundo e as pessoas estariam em melhores condições se fossem alfabetizados financeiramente. Investir é o principal meio, se não o único, de o indivíduo educar-se nessa matéria, amadurecer e conhecer a dura realidade que é o mundo econômico, sem a falsa impressão de segurança que o emprego oferece. Vamos em frente!

FONTE: administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário