quarta-feira, novembro 20

Saiba o que é conteúdo evergreen ou conteúdo perene

evergreen

Manter uma estratégia de marketing de conteúdo operando requer bastante atenção ao tipo de conteúdo criado e qual sua função dentro do cenário global do marketing. No caso do seu blog isso implica em saber quais tipos de conteúdo estão sendo criados e qual seu papel dentro do calendário editorial.
Podemos classificar qualquer texto criado em seu blog em dois grandes grupos: conteúdo evergreen (ou perene) e conteúdo “passageiro”. Os leitores jornalistas vão apontar instantaneamente que essas definições são muito parecidas com o que é chamado de notícia fria e notícia quente.
Mas afinal, qual a importância do conteúdo evergreen?

Definição de conteúdo evergreen

Conteúdo evergreen é todo conteúdo que mantém seu valor no tempo e continua relevante para o leitor mesmo muito tempo após ter sido publicado. Um leitor não precisa saber quando uma receita de bolo foi publicada para conseguir fazer o bolo, as instruções não mudam. Uma notícia sobre a queda da bolsa de valores, por outro lado, já não é relevante após alguns dias (ou horas!)

A importância estratégica do conteúdo evergreen

Apesar de, na forma, o que chamamos de conteúdo evergreen ser a mesma coisa que uma notícia fria, na sua concepção ele é bem diferente. Ao contrário de revistas e jornais, que eventualmente serão jogados fora ou guardados e possuem periodicidade, algo publicado na Internet fica disponível 24h / dia para todos os leitores.
Isso possui várias implicações positivas, sendo que a principal delas é que à medida em que você publicar cada vez mais textos evergreen, aos poucos a quantidade de visitas dos posts irá aumentar e o acumulado poderá ser uma grande fonte de tráfego para seu blog, durante todo o ano. Esse tipo de texto pode demorar mais para conseguir um volume bom de tráfego, mas quando esse objetivo é alcançado é um tráfego consistente que durará muito tempo.
Outro uso estratégico muito interessante é que se você criar vários textos evergreen explicando a definição de termos do seu mercado, automaticamente está sendo criada uma “biblioteca” de textos explicativos para seu público. Aqui no blog do Marketing de Conteúdo, por exemplo, todos os próximos textos que mencionarem o termo “conteúdo evergreen” terão um link para esse post que você está lendo agora. Links internos e úteis!
E, da mesma maneira que os jornais usavam receitas de bolo para ocupar algum espaço que tivesse ficado vazio na edição, você pode possuir um estoque de textos evergreen para casos de emergência, para quando não for possível publicar algum texto de acordo com o calendário editorial. Afinal, mesmo com toda a dedicação do mundo para se seguir os planos, imprevistos sempre acontecem.
Essas são somente algumas ideias, mas como tudo na Internet, sempre haverá novas possibilidades de uso do conteúdo evergreen que não conseguimos imaginar aqui!

Exemplos de conteúdo evergreen

Sua criatividade, estratégia e seu mercado é que irão definir o melhor tipo de conteúdo evergreen a ser criado para seu blog, mas para ajudar com a inspiração segue uma pequena lista de alguns exemplos de conteúdos evergreen tradicionais:
  • Posts educativos, guias e tutoriais
  • Listas
  • Definições de termos do mercado
  • Respostas a dúvidas frequentes do seu público

As regras do marketing de conteúdo continuam valendo!

Se você já é leitor do nosso blog, pode até pular essa última parte, mas não custa frisar: todo conteúdo, inclusive o conteúdo evergreen deve ser pensado para trazer valor para o seu público e ser de alta qualidade. Esse tipo de texto depende mais do Google e SEO do que notícias, então é bom ter isso em mente! De qualquer maneira, não se esqueça de divulgar seus textos em redes sociais e para sua base de e-mail (de acordo com sua estratégia, claro).
Lembre-se que todo tipo de conteúdo é parte de uma estratégia complexa, que envolverá tanto textos evergreen como notícias e afins. E agora que você já sabe o que significa conteúdo evergreen, que tal pensar de maneira consciente o papel dele na sua estratégia de marketing? E, se tiver alguma sugestão de uso ou estratégia, deixe um comentário para a gente!
(Imagem destacada por:   Natali Zakharova / Shutterstock)

FONTE: marketingdeconteudo

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