O Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente da PUC-Rio (NIMA) promoverá, do dia sete de setembro até nove de novembro, a primeira edição do Gaia Jovem no Brasil, um curso de liderança verde para jovens que estão no penúltimo ano do ensino fundamental, cursam o médio ou já se formaram.
O Educação Gaia é um grupo formado por educadores e designers de diversas nações, criado em 2005 pelo Global Ecovillage Educators for a Sustainable Earth (GEESE). Através do programa, esses profissionais levam ideias de práticas sustentáveis a comunidades carentes de 30 países. O Gaia trabalha em parceria com universidades, governos e agências não governamentais. O currículo elaborado pela Educação Gaia é uma contribuição oficial à Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2004-2014).
Com quatro módulos, o Gaia Jovem ensinará aos alunos como é possível construir uma cultura sustentável nas dimensões sociais, econômicas, ecológicas, além de levá-los a ter uma visão de mundo integradora. Dentre os temas abordados estão as novas formas de liderança, consumo e geração de energia, redes sociais e pessoais, além da sustentabilidade. No último final de semana do curso, os alunos farão um estágio na pousada ecológica El Nagual em Magé, no Rio de Janeiro. Nela, colocarão em prática o que aprenderam nos três meses de teoria.
O primeiro projeto do Educação Gaia no Brasil conta com a participação de José Pacheco, o fundador da Escola Ponte de Portugal. A idade mínima para participar é de 14 anos.
As aulas para o curso Gaia Jovem ocorrerão aos sábados na Estação Ecológica da PUC-Rio, das 10h às 18h. As inscrições são feitas até o dia 30 de agosto pelo e-mail gaiajovem2013@gmail.com.
FONTE: CicloVivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário