Iniciativa do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual busca promover inovação e produtos com baixo impacto ambiental

O programa Patentes Verdes tem como objetivo contribuir para as mudanças climáticas globais e visa a acelerar o exame dos pedidos de patentes relacionados a tecnologias voltadas para o meio ambiente.
Com esta iniciativa, o INPI também possibilita a identificação de novas tecnologias que possam ser rapidamente usadas pela sociedade, estimulando o seu licenciamento e incentivando a inovação no país.
O programa piloto teve seu início em 17 de abril de 2012 e encontra-se agora na sua 3ª fase, que se estenderá até 16 de abril de 2015 ou até atingir 500 novas vagas. Na nova ampliação, os pedidos via Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT, na sigla em inglês) poderão participar.
COMO PARTICIPAR?
As tecnologias verdes contempladas no Programa de Patentes Verdes são: • Energia Alternativa, • Transporte, • Conservação de Energia, • Gerenciamento de Resíduos e Agricultura. Confira a lista expandida das tecnologias verdes.
http://www.inpi.gov.br/images/stories/downloads/patentes/pdf/LISTAGEM_DAS_TECNOLOGIAS_VERDES_ADOTADAS.pdf
QUEM PODE PARTICIPAR?
Para participar, você deve se enquadrar em pelo menos um dos casos abaixo: • Pedidos de Patentes de Invenção e de Modelo de Utilidade que não sofreram exame técnico; • Pedidos com no máximo 15 reivindicações no total (3 reiv.indep.)
PASSO A PASSO
O site do INPI preparou um passo a passo para quem deseja ingressar no Programa de Patentes Verdes.
Confira aqui. http://www.inpi.gov.br/images/docs/passo_a_passo_v1.pdf
Mais informações sobre o programa, acesse www.inpi.gov.br, ou conheça aqui a Resolução nº 131/2014, que trata da extensão do Programa Piloto de Patentes Verdes.
http://www.inpi.gov.br/images/docs/resol131_3a_fase_pv_rpi2260.pdf
Fonte: INPI
Nenhum comentário:
Postar um comentário