sexta-feira, maio 30

MCTI selecionará 100 empresas emergentes de base tecnológica

O Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do programaStart-Up Brasil, lançou um edital para seleção de 100 novas empresas emergentes de base tecnológica.
A primeira etapa contemplará 50 iniciativas, sendo 75% das vagas destinadas a empresas brasileiras e 25% a empresas internacionais.
As inscrições vão até 14 de julho.
A segunda fase também selecionará 50 empresas emergentes, nos mesmos moldes, e o cronograma terá início no próximo semestre, em data a ser definida.
Inserido no programa TI Maior, o Start-Up Brasil é uma iniciativa do MCTI em parceria com aceleradoras e visa apoiar empresas nascentes de base tecnológica (start-ups) que cumprem a função de revitalizar o mercado, elaborando produtos e serviços com viabilidade econômico-financeira.
Emergentes e aceleradoras
O edital apresenta algumas diferenças em relação ao lançado em 2013.
Desta vez, podem se inscrever empresas com até quatro anos de constituição (emissão de CNPJ).
O público-alvo também foi ampliado para incluir empresas que criaram soluções inovadoras em hardware - nos editais anteriores, apenas as soluções em software eram contempladas.
O edital também traz modificações que irão ampliar a interação entre as empresas emergentes e as aceleradoras. Cada emergente poderá escolher seis dentre 12 aceleradoras disponibilizadas pelo programa - empresas que já receberam investimentos de uma das aceleradoras que compõem a iniciativa não estão habilitadas a participar.
Brasileiros residentes fora do país há mais de três anos também podem apresentar seus projetos para avaliação, classificando-os como empresa emergente internacional, modalidade que terá direito a até 25% dos projetos selecionados.
Cronograma
Após o encerramento das inscrições, em 14/7/14, os projetos serão avaliados por uma banca composta por representantes de universidades, pesquisadores, integrantes do MCTI e representantes do setor privado.
Com a divulgação dos resultados e o anúncio das empresas emergentes selecionadas, começa a fase de relacionamento entre os empreendedores e as aceleradoras.
Em seguida, inicia-se o processo de aceleração e liberação dos recursos. O programa Start-Up Brasil repassará até R$ 200 mil para cada empresa emergente desenvolver os projetos apresentados, valor que poderá ser complementado pelas aceleradoras.
Mais informações podem ser obtidas no site www.startupbrasil.org.br.

FONTE:inocaçãotecnologica

Nenhum comentário:

Postar um comentário