quinta-feira, maio 22

Como usar hashtags para obter sucesso nas campanhas de marketing digital

As hashtags nasceram nas redes sociais, mais especificamente no Twitter, para facilitar a interação entre usuários em torno de determinados assuntos e a busca por conteúdo. Entretanto, já se tornaram essenciais para campanhas de marketing digital, pois permitem o monitoramento, a construção e propagação de ações promocionais e conceitos de uma marca ou divulgação de eventos.
Em primeiro lugar, uma campanha de efeito deve contar com expressões criativas, que possuam particularidades que ajudem na viralização. Os termos utilizados são um exemplo, geralmente com palavras curtas – no Twitter, a postagem é limitada em 140 caracteres – e de fácil memorização. O ideal é uma combinação que seja de compreensão e escrita acessíveis.

O objetivo é criar, por meio da tag, uma comunidade temporária ou iniciar uma discussão acerca determinado assunto. Por isso é necessário fugir do comum, pois uma expressão genérica pode misturar as conversas. Porém, mais do que entendê-la e simplesmente usá-la, o profissional de marketing precisa saber como aproveitar uma campanha por meio dessa ferramenta, a fim de expandir o alcance, ampliar a exposição da marca, otimizar a busca (SEO), entre outros.

Para isso, há diferentes categorias de hashtags, cada uma com sua estratégia. Existem as de marca, que levam o nome da empresa (#empresa), de um produto ou seu slogan (#produto ou #aMelhorEmpresa); a de campanha, que leva o tema de uma ação específica (#QueroIrACopaComEmpresa); as de conteúdo, que levam junto à opinião da empresa hashtags sobre assuntos já existentes (#empresa #sustentabilidade); e as baseadas nos trending topics, que tentam vincular a imagem da companhia ao que há de mais popular naquele momento de acordo com o ranking das redes sociais, como durante um festival de música ou a Copa do Mundo.

Baseando-se nesses pilares, é possível explorar muitas maneiras, como, por exemplo, oferecer incentivos em forma de promoções, descontos, concursos ou sorteios para quem utilizar determinada hashtag. Basta exercitar a criatividade para incentivar o engajamento e manter a marca na mente dos fãs e seguidores. 



FONTE: Adnews

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