segunda-feira, maio 26

Foco: uma missão possível

Com tanta coisa acessível e tanta demanda, como eu vou conseguir focar e dedicar atenção aos outros? Televisão, internet, revista, celular, telefone, reuniões, agendas cheias e eu ainda tenho que parar o que estou fazendo para ouvir? A resposta é sim




Eu começo a falar, mas bem antes de eu completar a frase meu colega me interrompe e emenda com outro papo não necessariamente relacionado com o primeiro. Eu tento manter a calma e retomar assim que possível ou eu esqueço completamente e os assuntos se misturam chegando a lugar nenhum. Como naquelas típicas famílias italianas, todos sentados à mesa reunidos na casa da mama para uma bela macarronada, todo mundo fala com a mão e fala com a boca e fala ao mesmo tempo e para alguém de fora é quase impossível compreender o contexto. E, para alguém de dentro, quem não está falando provavelmente está utilizando a técnica da abstração, dando uma garfada atrás da outra e pensando em quando é que isso tudo vai ter fim.
Ouvir é um enorme desafio. Daniel Goleman, autor do livro "Foco" cita isso como foco nos outros. Para que eu possa me colocar no lugar dos outros e ter empatia com as pessoas, a primeira coisa é ouvi-las de verdade, ouvir genuinamente. Quando seu colega de trabalho corta você uma, duas, três vezes enquanto você estava falando, é claro que ele não estava ouvindo. Quando alguém vem falar com você e você balbucia sons em resposta enquanto olha o computador, o tablet e o celular, tudo ao mesmo tempo, é claro que você não está ouvindo, nem mesmo prestando atenção. Você está completamente fora de foco.
Com tanta coisa acessível e com tanta demanda, como eu vou conseguir focar e dedicar atenção aos outros? Televisão, internet, revista, celular, telefone, reuniões, agendas cheias e eu ainda tenho que parar o que estou fazendo para ouvir? A resposta é sim. O foco exige dedicação, persistência e, se a pessoa conseguir ter foco, tem tudo para ser muito mais bem sucedida do que as outras. Foco melhora a criatividade, a capacidade de inovação, a produtividade, a comunicação com as outras pessoas e acelera resultados.
Primeiro, foco em si mesmo, como diz Daniel Goleman. Se você tem metas, você precisa de foco e concentração para atingi-las. Queria parar de fumar e não conseguiu, começou uma dieta e largou no meio e por aí em diante. É preciso compreender a si mesmo para compreender os outros. Olhar para dentro, dedicar tempo e atenção para ouvir você mesmo. O seu corpo fala com você, a sua mente fala com você, o olhar das outras pessoas falam com você o tempo todo, mas você está prestando atenção?
Foco exige concentração, atenção, presença aberta e associação livre. Eu posso estar no meio de um ambiente tumultuado, com gente passando, falando alto, telefone tocando, mas eu preciso manter a concentração no meu objetivo. Se eu me conheço e entendo meus sentimentos eu tenho mais chances de conseguir.
Foco também tem a ver com observação, além da escuta atenta. Se eu não observo os outros e as relações das pessoas comigo e com as outras pessoas, a forma como se comunicam, como interagem, a forma como elas são eu não tenho como compreende-las. Se você convive com alguém que chega na empresa todo dia de cara fechada e pouco fala, você pode tirar conclusões precipitadas ou observar o suficiente para compreender que aquela pessoa de repente não funciona bem de manhã cedo, faz um enorme esforço para chegar no horário e não sair descontando a sua fúria matinal nos outros.
Exercite um pouco mais o ouvir de verdade. Uma das piores coisas é ser cortado quando está falando, é alguém acelerado querendo encerrar o papo para passar para o próximo assunto, é você falar enquanto alguém olha para o teto ou para o computador. Ouvir de verdade é um belo exercício e gera grandes aprendizados. Além de que mostra um interesse verdadeiro pelo outro e respeito. Se quiser ser ouvido, ouça. Se quiser que deem atenção aos seus sentimentos e preocupações, dê a devida atenção aos sentimentos e preocupações dos outros.
“O tempo é o presente mais precioso que temos porque é limitado. Podemos ganhar mais dinheiro, mas não mais tempo. Quando dedicamos tempo a uma pessoa, estamos dedicando uma porção da nossa vida que nunca mais poderemos recuperar. Nosso tempo é nossa vida. E o melhor presente que podemos oferecer a alguém é nosso tempo.” (Alexandre, O Grande)
Qual sua meta pessoal e profissional? O quanto você deseja atingir esse resultado? O que você vai sentir quando conseguir?
Mentalize, prepare-se, concentre, acredite e foque. Você tem todos os instrumentos dentro de si mesmo para atingir sua meta. 

FONTE: Administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário