Pós-Graduando – Tudo sobre a Pós-Graduação
O Universo da Pós-Graduação parece e é, por vezes, nebuloso e confuso. É uma jornada em que é quase impossível obter informações e conhecer a dinâmica e as metodologias de um curso de Pós-Graduação. Vasculhar dezenas de sites, perguntar a todos os amigos (e também colegas, conhecidos, parentes e aderentes) que já fizeram ou façam, ou já tentaram, é uma missão cheia de dúvidas, incertezas e mistérios. Mas calma, é apenas QUASE impossível, difícil, mas há uma saída!
Uma das soluções mais eficazes no cumprimento dessa tarefa é a de se tornar um Aluno Especial. Sendo um Aluno Especial será muito mais tranquilo entender o que acontece em um Programa de Pós-Graduação, além de conseguir obter informações a respeito dos processos seletivos de maneira mais precisa e rápida. Esta categoria estudantil (se assim pudermos dizer) é ideal para quem já está no último ano de Graduação e que pretende ingressar no ano seguinte (ou não) em um Mestrado. Ou para quem já está terminando um Mestrado e pretende ingressar em um Doutorado, enfim, um momento para conhecer e se aproximar do próximo nível de estudos pretendido.
Cada Programa de Pós-Graduação lança as suas chamadas para Aluno Especial contendo informações como disciplinas ofertadas, número de vagas, duração. Cada edital tem suas especificações, diferindo também na época de lançamento, sendo que grande parte dos Programas o faz entre o término do primeiro semestre letivo e início do segundo.
Categorizando, aluno especial é todo aquele inscrito para cursar disciplinas isoladas oferecidas em um Programa de Pós-Graduação  Stricto sensu. O Aluno Especial deve participar de um processo seletivo posterior ao processo seletivo para alunos regulares e, sendo aprovado, poderá se matricular nas disciplinas isoladas no semestre vigente, à exceção das disciplinas obrigatórias que têm o número de vagas limitado. No entanto, não há vínculo efetivo dos Alunos Especiais com o Programa. Geralmente só é permitido ao aluno especial cursar uma disciplina por semestre.
Após conseguir adentrar o Programa como Aluno Especial e ser aprovado na disciplina é chegada a hora do próximo passo: ser aluno regular. Para vincular-se ao Programa, o Aluno Especial deverá ser aprovado no Processo Seletivo como Aluno Regular e matricular-se como tal. Posteriormente, poderá requerer o aproveitamento dos créditos obtidos como aluno especial, desde que o prazo de conclusão da disciplina não ultrapasse 02 (dois) anos.
Para se candidatar a aluno especial são necessários alguns documentos a critério da comissão de seleção, mas os mais comuns são: currículo, cópia do diploma de graduação, RDM atualizado no caso de alunos cursando graduação, junto com uma declaração comprovando que o aluno já concluiu 80% dos créditos, e a ficha de inscrição, na qual você terá que responder a algumas perguntas e discorrer sobre a temática do Mestrado/Doutorado ou da disciplina pretendida. Para saber sobre as seleções, basta acessar com frequência o site da Instituição de seu interesse.
Viu? Não é tão difícil assim, não é? Como aluno especial será bem mais fácil alcançar o próximo nível dessa jornada infindável, mas bem prazerosa.