segunda-feira, outubro 7

Mestrado por vocação ou por opção?

Pós-Graduando – Tudo sobre a Pós-Graduação


Gostaria de refletir um pouco sobre a pesquisa científica e de como ela se configura no cenário brasileiro em vista das necessidades de qualificação profissional dos docentes nas universidades brasileiras.
Tenho notado que o mestrado é um momento de aperfeiçoamento da carreira acadêmica, do início das pesquisas, da busca por desenvolver um tema que vai se concretizando ao longo da vida acadêmica e que só se solidifica realmente no doutorado. O doutorado por assim dizer é o top of mind, o ponto máximo da carreira acadêmica.
E o que vem depois do doutorado com certeza são títulos e honrarias, como o pós-doutorado, a livre-docência o título de doutor honoris causa que vai consubstanciar numa solidificação ainda maior na carreira do docente.
O que tenho percebido é que muitas vezes, hoje, o mestrado não tem sido uma vocação, mas uma simples opção. Por exemplo: as universidades devem exigir o título de mestre. Muitos especialistas ou graduados, diante dessa exigência, apenas correm atrás do título, simplesmente para garantir sua vaga no corpo docente de uma universidade.
Porém, quando chegam aos programas de mestrado e principalmente em programas de universidades particulares, não há um compromisso ético com a pesquisa por partes destes docentes que correm atrás da titulação, não há uma vontade precípua de se fazer pesquisa, um aprofundamento maior, muitos não sabem escrever resumos, artigos, não fazem projetos de pesquisa bem delimitados e consistentes para entrar no mestrado.
Tudo isso tem causado um sucateamento da pesquisa científica brasileira. Temos um crescimento muito grande no número de pesquisas, mas um déficit na qualidade dela. Aparecem pesquisas superficiais e que muitas vezes não engrandecem o cenário científico brasileiro.
Fiz também mestrado em uma Universidade particular, porém em um bom programa. Mas antes mesmo, na graduação, eu percebia os meus professores mestres e doutores e sentia uma afinidade com eles, com a prática de pesquisa e com o modo como estavam empreendendo suas pesquisas. Então, desde a graduação deve-se começar a pesquisar o que é um mestrado, o que se tem que fazer para entrar em um programa de mestrado.
É importante e muito produtivo participar de alguma disciplina como aluno especial, pesquisar os temas e linhas de pesquisas disponíveis e compatíveis com o objeto de estudo que se quer propor e ainda frequentar os grupos de estudos e pesquisas, se possível das universidades públicas brasileiras.
Não é crítica, mas já que ela foi feita, ainda vai um conselho. Os professores de metodologia de pesquisa científica e orientadores de iniciação científica devem ter o intuito de orientar os alunos para que possam desenvolver suas pesquisas desde a graduação para quando chegarem ao mestrado já tenham dado passos dessa iniciação e possam construir uma carreira de pesquisador por vocação e não apenas por opção. Candidatos ao mestrado uma dica principal: suguem ao máximo que puderem o orientador da iniciação científica! Toda preparação é válida.

FONTE: posgraduando

Nenhum comentário:

Postar um comentário