domingo, outubro 6

Cinco passos para uma rede social corporativa bem sucedida

A blogueira do GPTW Tiffany Barberon conta como a SAS Software implementou sua plataforma interna de mídia social

Em 2° lugar na lista das 100 Melhores Empresas para Trabalhar da revista Fortune de 2013 a SAS Software é uma verdadeira líder em cultura organizacional. Na conferência da Great Place to Work do ano passado, a empresa compartilhou alguns segredos sobre como implementar uma plataforma interna de mídia social com eficácia e como aumentar o engajamento dos funcionários no processo.

1. Forneça uma plataforma que os funcionários usem


Há tantos diferentes meios para mídias sociais hoje em dia que é difícil decidir que tipo de plataforma adotar. A SAS observou que a maioria de seus funcionários preferia o Facebook a outras mídias como Twitter, Wikipedia, etc. A SAS então decidiu modelar a sua plataforma de acordo com os padrões da plataforma do Facebook e aumentou o engajamento dos funcionários permitindo que eles a testassem e decidissem seu nome.

2. Não iniba os funcionários, inspire-os!


A SAS tomou o cuidado de não dar aos funcionários uma lista de "o que não fazer". Eles queriam incentivar o envolvimento dos funcionários e não reprimi-los. Eles fizeram isso oferecendo orientações sobre "como fazer". Suas orientações simplesmente pediam aos funcionários para serem respeitosos, profissionais e lembrar que eles são os embaixadores da empresa on-line assim como na vida.

3. Ofereça treinamento, e faça-o com frequência


A mídia social movimenta-se rapidamente. Não só a tecnologia está em constante mudança, mas também a informação que está sendo trocada e a forma como ela está sendo trocada. Aumente o envolvimento dos funcionários oferecendo treinamentos e discussões sobre as ferramentas que eles precisarão para participar, bem como dicas sobre o que funciona e sobre o que falar.

4. Prenda a atenção de seus funcionários com atividades divertidas!


De início, nem todo mundo vai se sentir confortável utilizando uma nova plataforma. Isto pode ser facilmente resolvido com um pouco de diversão; aumente o engajamento dos funcionários com temas que não relacionados ao trabalho. Convide-os para participar de um bate-papo, algo não polêmico. Pode ser algo simples como perguntar a eles sobre uma receita favorita ou sobre alguma banda nova que está fazendo sucesso.

5. Confie em seus funcionários, acredite que eles farão a coisa certa


A Software SAS recentemente atingiu um alto índice, 97%, em sua “Trust Index employee survey”, pesquisa sobre o índice de confiança dos funcionários. Quando cultivar uma cultura de confiança, não se esqueça de incluir plataformas de mídia social. Não se preocupe se os funcionários passarão tempo de mais se socializando online, e também não se preocupe com a possibilidade deles desvirtuarem a imagem de sua empresa. Confie neles, eles podem surpreendê-lo!

Lembre-se, até mesmo a SAS, uma pioneira no desenvolvimento de software, não começou com uma plataforma de mídia social perfeita. Ela cometeu erros assim como todo mundo, e aprendeu com seus erros, também como todo mundo. Aos poucos, eles implementaram uma campanha de mídia social que com êxito envolveu os seus funcionários, e você pode fazer o mesmo!
*Tiffany Barberon é gerente adjunta de marketing e comunicação e blogueira convidada do GPTW

FONTE: epoca.globo


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