
Aproveitar a oportunidade durante a faculdade de poder estudar fora, em alguma universidade bacana num país que lhe agrade, é uma ótima pedida para aperfeiçoar um idioma, obter uma experiência fora do Brasil e se aprofundar na sua área.
Anualmente, diversas oportunidades de bolsas são divulgadas:
- CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior): oferece bolsas para estudantes de graduação, pós-graduação e especialização de professores. O site é bem completo, vale a pena vasculhar as oportunidades, os convênios e os editais. No site da Capes você confere os editais abertos.
- Erasmus Mundos: com financiamento da União Européia, o EM proporciona 138 cursos de mestrado e 43 programas de doutorado em todas as áreas. Para saber mais sobre os prazos de inscrição, pré-requisitos, documentação necessária e como aplicar, acesse os sites European Commission e Erasmus no Brasil.
- Ciências sem Fronteiras – criado em 2011 é um programa do governo brasileiro que oferece oportunidades de bolsas tanto para graduação, pós-graduação, mestrado como para doutorado. As áreas contempladas são ciências exatas, como a engenharia, e ciências biomédicas. No site Ciências sem Fronteiras você encontra todas as informações sobre as áreas, valores das bolsas e instituições que fazem parte do programa.
- Bolsa Santander: bolsa oferecida pelo Banco Santander tanto para graduação quanto para pós-graduação em universidades nos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, China e Portugal. No site Santander Universidades você pode conferir todos os programas e período de inscrições.
Fonte: Uol Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário