sábado, agosto 17

Engenharia de Produção x Administração de Empresas


Engenharia de Produção x Administração de Empresas


Os Engenheiros de Produção são frequentemente contestados a respeito de sua profissão, ouvindo que não são engenheiros e sendo comparados com Administradores, o que não alegra muito os profissionais da área. É clara uma proximidade muito grande entre os dois cursos (Engenharia de Produção e Administração de Empresas), porém, suas diferenças são, também, evidentes.
O Administrador de empresas, que atua gerenciando pessoas, negócios ou recursos, tem uma função bem abrangente no mercado de trabalho, mas olhando para o ambiente de dentro das empresas, sua atuação é um tanto quanto limitada ao ser comparado com um engenheiro de produção. 
Atuando principalmente na área financeira, o profissional dessa área organiza a maneira como as relações humanas ocorrerão dentro da empresa e administra as finanças, a logística e a melhor maneira de organizar a produção, visando sempre a maximização dos lucros e atuando em serviços de cunho social. Não tendo uma atuação tão frequente junto ao controle de qualidade do que foi produzido, o administrador é peça importantíssima até o momento da produção, depois é uma ação mais específica para o engenheiro. É da área desse profissional o estabelecimento de rotinas a serem seguidas e controlar matematicamente as ações e atividades que ocorrem diariamente.
Study or office stationary
O Engenheiro de produção trabalha com métodos quantitativos e coleta de dados, analisando a situação de determinada produção no intuito de melhorá-la e alcançar maior produtividade possível, ocupando-se dos serviços que envolvem processos produtivos, do estudo de estratégias mais eficientes para eles, planejamento e distribuição de produtos. 
Além de trabalhar na parte administrativa, financeira e de recursos humanos de uma empresa/projeto, trabalha também na parte da produção e de controle do qualidade dela. Após o produto final, cabe a ele todos os testes quanto seu funcionamento, durabilidade, análise de custo e relatório final. O engenheiro de produção é peça fundamental em qualquer negócio, sendo ele um elo entre financeiro, mão de obra, matéria prima e logística empresarial, dedicando-se à melhoria de equipamentos, materiais, pessoal, uso de fontes energéticas e de habilidades específicas.
Engenharia de produção
Analisando as características e competências de ambas as áreas, percebe-se que as duas são muito próximas e que seguem uma linha de trabalho bem próxima, sendo ela diferenciada no momento pós produção, onde o engenheiro tem as técnicas específicas de controle e testes no quesito qualidade. A área comum reúne finanças, parte de recursos humanos, organização e direcionamento de todo o processo produtivo.
Fonte: engdofuturo

Nenhum comentário:

Postar um comentário