sexta-feira, agosto 30

Conheça as 10 empresas do Sul mais internacionalizadas



Ranking da Fundação Dom Cabral traz Gerdau como a grande multinacional da região

Pelo oitavo ano consecutivo, a Fundação Dom Cabral (FDC) revelou quais são as empresas brasileiras com maior penetração no exterior. Dirigido pelo Núcleo de Negócios Internacionais da instituição mineira, o levantamento destaca 47 empresas, em uma lista encabeçada pela JBS. Deste total, dez empresas - mais de 25% da lista – são da região Sul do Brasil. O Rio Grande do Sul conta com cinco grupos, Santa Catarina com três e o Paraná emplaca duas companhias no ranking da Fundação Dom Cabral (veja tabela completa abaixo).  O destaque ficou por conta da Gerdau (foto) que obteve um índice de internacionalização de 54,2%. É a segunda multinacional brasileira e a maior da Região Sul. Os grupos Tigre, Weg e Brasil Foods vêm logo em seguida. A lista do sul conta ainda com Marcopolo, Artecola, Companhia Providência, Agrale, Bematech e Randon.

Gerdau-Acominas-350
O estudo considerou os dados do ano de 2012 fornecidos pelas multinacionais brasileiras. Ativos e número de funcionários no exterior, assim como o volume de receitas de exportação, foram os critérios que pesaram no ranking da Dom Cabral. Este ranking tem origem num projeto desenvolvido no início dos anos 2.000 por AMANHÃ e Fundação Dom Cabral, do qual resultou o primeiro ranking “Multinacionais do Sul”. Posteriormente, a Dom Cabral formatou o ranking nacionalmente.

De acordo com a Com Cabral, as empresas brasileiras seguem, ano após ano, aumentando o seu índice de internacionalização, que era de 16% em 2010 e evoluiu para 17% em 2011 e para 18% em 2012.

Nesta edição, a pesquisa também mediu os impactos da política externa na internacionalização das empresas brasileiras. Para as companhias consultadas, a aproximação com países estratégicos e a promoção de acordos regionais de comércio são as ações de política externa que mais impactam positivamente o processo de internacionalização de empresas de uma forma geral. Já quando são considerados os aspectos da política externa brasileira na última década, 39,7% das multinacionais avaliam que a negociação pela diminuição de barreiras alfandegárias e a busca por cooperações bilaterais e integração sul-americana foram as ações que mais favoreceram a internacionalização.

Do sul para o mundo

Gaúchas são maioria no ranking das multinacionais da FDC

PosiçãoEmpresaSedeÍndice de Transnacionalidade (em %)
1GerdauRS54,2
2TigreSC30,6
3WegSC28,0
4BRFSC27,1
5MarcopoloRS19,5
6ArtecolaRS19,4
7Cia ProvidênciaPR14,3
8AgraleRS12,6
9BematechPR9,0
10RandonRS3,2


Fonte: Ranking FDC das Multinacionais Brasileiras 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário