quinta-feira, agosto 29

MCTI e CNPq lançam chamada para redes elétricas inteligentes

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançaram a Chamada Pública MCTI/CNPq/CT-ENERG Nº 33/2013, com objetivo de apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em (REI) - Smart Grids.
As Redes Elétricas Inteligentes podem ser compreendidas como a rede elétrica que utiliza tecnologia digital avançada para monitorar e gerenciar o transporte de eletricidade em tempo real com fluxo de energia e de informações bidirecionais entre o sistema de fornecimento de energia e o cliente final. 
O tema é abrangente e promissor em inovações e oportunidades uma vez que possibilita uma gama de novos serviços, abrindo a possibilidade de novos mercados. Desta forma, a REI se apresenta como uma das fortes tendências de modernização do sistema elétrico em vários países.
O valor total aplicado nessa iniciativa é de R$ 8 milhões oriundos do FNDCT/CT-ENERG
As propostas serão contempladas com o valor máximo de R$ 800 mil, incluindo despesas de capital, custeio e bolsas. O prazo para execução dos projetos aprovados será de 24 meses.
As propostas devem ser cadastradas na Plataforma Carlos Chagas, no site do CNPq, até 15 de outubro.
Acesse a chamada para mais informações: acesse a Chamada
FONTE: CNPq

Nenhum comentário:

Postar um comentário