sexta-feira, agosto 30

Dez qualidades que empresas procuram em iniciantes

Profissionais de recursos humanos listam atributos preciosos para mercado

O que demonstrar durante um processo de seleção de estagiário ou trainees? Que tipo de qualidades o cara do outro lado da mesa está procurando em mim na entrevista? Cursos e outras formas de treinamento, claro, são sempre bem-vindos, mas sua personalidade e postura emocional também são ingredientes importantes, que podem decidir tudo. Saber se impor, ouvir sugestões, ceder quando for preciso... O GLOBO ouviu três profissionais da área de recursos humanos de diferentes organizações para elencar dez qualidades que os chefes procuram em novatos. Afinal, o que o mercado quer? Os conselhos valem tanto pra quem está em busca de uma vaga quanto para os que já ocupam um lugar.

1— Conhecer bastante a empresa

Pesquisar sobre a empresa que está selecionando candidatos é essencial. O coordenador quer medir o seu interesse naquela vaga. Leia bastante sobre os objetivos da empresa, como funciona, suas origens etc. Segundo a professora da área de gestão de pessoas da ESPM, Joyce Ajuiz Coelho, isso também pode evitar uma eventual decepção do estudante que consegue um estágio e, só depois, descobre que não se identifica com a proposta.

2— Gostar de desafios

A diretora executiva de Talentos e Sustentabilidade da White Martins, Anna Paula Rezende, ressalta que empresas procuram o profissional que não tem medo de explorar novas áreas e gosta de adquirir experiências com a prática. Mostre sua disposição.

3— Ter inteligência emocional

Para o presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres), Carlos Henrique Mencaci, não basta dominar o conteúdo técnico da área, mas também saber trabalhá-lo em conjunto com colegas, sendo cordial e simpático.

4— Cooperação

Relacionada ao item anterior, a cooperação é essencial. Atualmente, frisam os especialistas, é quase impossível trabalhar sozinho. Jogar em equipe é muito importante.

5— Agir com naturalidade

Joyce Ajuiz ressalta que, se cada profissional buscar desenvolver as habilidades que lhe são naturais, a equipe ficará mais entrosada e, naturalmente, um líder surgirá. Portanto, não vale a pena forçar uma personalidade que não é a sua. Seja natural.

6— Ser proativo

De acordo com Anna Paula Rezende, os processos seletivos buscam os profissionais que não fazem só o que lhes é mandado, mas também o que eles buscam empreender. O candidato deve mostrar que não vive na base da inércia.

7— Ter postura profissional

Para Carlos Henrique Mencaci, por mais que o estágio seja uma extensão do próprio curso acadêmico, o candidato deve manter postura de empregado já efetivado, ou seja, obedecer a todo o modus operandi da empresa como pontualidade, linguajar e até vestimentas. Tudo, claro, dentro dos limites estipulados pela Lei do Estágio, em vigor desde 2008.

8— Procurar fazer tudo com excelência

Anna Paula Rezende chama a atenção para o fato de que o estagiário ou trainee não pode se proteger em sua posição de iniciante. Pelo contrário, ele deve buscar realizar todas as tarefas como se estivesse já efetivado na sua empresa. No final das contas, a determinação é o que conta.

9— Argumentação e flexibilidade

Em muitas dinâmicas de processos seletivos, são avaliadas a capacidade de persuasão e a flexibilidade do candidato. Para Joyce Ajuiz, da ESPM, tão importante quanto saber argumentar com o colega de trabalho é saber ceder e ser maleável em caso de opiniões que entram em colisão.

10— Ética profissional

Anna Paula Rezende lembra que valores morais e éticos são essenciais. O candidato deve se mostrar competente diante do seu entrevistador, mas também transmitir a mensagem de que os fins não justificam os meios, e que resultados a qualquer custo são pontos negativos, não positivos.


FONTE: oglobo.economia


Nenhum comentário:

Postar um comentário