sexta-feira, agosto 30

Paredes customizadas conquistam cada vez mais espaço


  • Adesivos que imitam azulejo, revestimentos que são semelhantes a mármore, fitas que simulam papel: o jogo do ‘parece mas não é’ ganha destaque



Tipo azulejo. Com estampas diversas, adesivos são fáceis de colocar <252,1>e formam mosaicos. Estes estão à venda na Dracena Home Foto: Terceiro / Divulgação/Dracena

Esqueça aquela parede lisa de cor única. Nos últimos tempos, os adesivos que imitam azulejo vieram com tudo e os já tradicionais papéis de parede ganharam nova roupagem. Cobrindo uma das paredes do cômodo — inteira mesmo —, eles dão ao espaço um ar lúdico, moderninho ou até vintage.


Os azulejos “fakes” são ótimos para quem curte o visual antiguinho dos ladrilhos hidráulicos, mas sente arrepios só de pensar em obra. Com eles, paredes são customizadas em tempo recorde e sem levantar poeira.

Plotagens com adesivos, fitas coladas lado a lado em diversas padronagens, revestimentos que parecem feitos de mármore também integram a — extensa — lista de estratégias usadas para personalizar ambientes sem pesar muito no bolso do cliente.

— Quando se procura um arquiteto, já se espera que sejam feitas customizações desse tipo, para que a casa não fique igual a todas as outras — diz a arquiteta Leila Dionízio, que usou uma placa cimentícia, de modelo chamado etrusco, para revestir uma parede da sala de um apartamento na Barra.

Segundo ela, esse tipo de material é um curinga.

— Cai bem para os moderninhos, mas também fica legal numa casa com móveis mais clássicos. É democrático — aposta.

Práticas de limpar e trocar

quase científico: nove entre dez arquitetos e decoradores elegem pelo menos uma parede da casa para deixá-la a cara do cliente.

As arquitetas Juliana Neves, Mabel Graham Bell e Luciana Nasajon, por exemplo, cobriram a parede atrás da cama do quarto de um adolescente da Barra com a imagem de uma grua de obra em preto e branco. Isso porque o rapaz é apaixonado por engenharia e tem até uma pequena marcenaria no quarto.

— Isso deu mais identidade ao quarto. E o adesivo dura mais tempo do que uma pintura comum, o que é importante quando se trata de quartos de crianças e adolescentes. Fica uma parede mais fácil de limpar e dá para trocar a imagem quando quiser — afirma Juliana, que, para tirar a seriedade do quarto, apostou em um deque azul e uma luminária vermelha.

Para a decoradora Mariana Moraes, do Nina Moraes Design Infantil, fitas adesivas feitas de papel de arroz foram o segredo para dar vida ao quarto da filha, Maria Clara.

— As fitas não estão restritas a quartos infantis. Peças antigas também podem ser revitalizadas assim. Às vezes, pegamos uma estante velha e, com a customização, ela ganha outra cara — diz.


FONTE: oglobo.economia


Nenhum comentário:

Postar um comentário