quinta-feira, agosto 29

CNPq e CLAF lançam edital para selecionar bolsistas na área de Física

Estão abertas as inscrições para o Programa de Bolsas CNPq-CLAF. A ação é uma parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (MCTI/CNPq) e do Centro Latino-Americano de Física (CLAF). A iniciativa vai possibilitar que cidadãos latino-americanos realizem estudos em nível de Doutorado e Pós-Doutorado Junior em física em Instituição de Ensino Superior (IES) ou instituto de pesquisa brasileiro.
O programa recebe estudantes e pesquisadores dos países-membro: Antígua e Barbuda, Argentina, Barbados, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.
A equatoriana Mary Lucia Diaz Castro concluiu o Doutorado em Física na PUC do Rio de Janeiro. Para ela, a participação no programa deu uma visão diferente do mundo. “Ter sido bolsista do CLAF deu-me a oportunidade de continuar minha formação profissional. No meu país, não existem programas de pós-graduação em nível de Doutorado em Física”.
Sobre os anos de formação no Brasil, a ex-bolsista elogiou os centros de pesquisa e sua diversidade. “No Brasil, a diversidade de disciplinas na Física é ampla, existindo tanto boas condições em infra-estrutura quanto em pessoal especializado”, afirmou Mary Lucia, que considera importante aproveitar a mais esta oportunidade que o CLAF e o CNPq oferecem para se especializar.
Para se inscrever, o candidato deve cumprir os termos exigidos na Resoluções Normativas nº 016/2006  e 017/2006 ser residente em um pais da América Latina (excetuando o Brasil) e enviar toda a documentação exigida para candidatura constante do edital de abertura.
As propostas de adesão serão recebidas até o dia 25 de outubro às 23h59m
As inscrições devem ser submetidas ao CNPq e enviadas exclusivamente via Plataforma Carlos Chagas.
Criado em 26 de março de 1962, o Centro Latino-Americano de Física (CLAF) é um organismo internacional que promove ações para incentivar e estimular o desenvolvimento da Física na América Latina. O centro conta com o apoio da Unesco e do Governo Brasileiro.
Para mais informações acesse o edital de abertura.
FONTE:  CNPq

Nenhum comentário:

Postar um comentário