Seu dispositivo está mais lento do que o normal? Telas aleatórias estão aparecendo? Sua conta bancária exibe cobranças desconhecidas?


Estes são alguns sinais de que seu dispositivo pode estar infectado com malware, software malicioso criado para prejudicar seu dispositivo ou sua rede.
Aqui estão algumas maneiras simples que podem ajudar você a se proteger:

Mantenha o navegador e o sistema operacional atualizados

A maioria dos sistemas operacionais e softwares avisam quando é hora de fazer upgrade. Não ignore essas mensagens e atualize assim que for possível. As versões antigas dos softwares podem, por vezes, apresentar problemas de segurança que os criminosos podem usar para acessar seus dados mais facilmente. O Google Chrome é atualizado automaticamente para a última versão sempre que é iniciado, para que você possa obter a proteção mais recente sem qualquer trabalho adicional.

Analise sempre o que você clicar e fizer o download, incluindo músicas, filmes, arquivos, plug-ins ou complementos do navegador

Desconfie de janelas pop-up que solicitam o download de um software ou que prometem consertar seu computador. Muitas vezes, essas janelas pop-ups alegam que seu computador foi infectado e que o download de um software solucionará o problema. Não acredite neles. Feche a janela e não clique na janela pop-up. Não abra arquivos de tipos desconhecidos e desconsidere solicitações ou avisos estranhos do navegador para que você abra um arquivo. Às vezes, o malware pode impedir que você saia de uma página se acessá-la, por exemplo, abrindo várias vezes uma solicitação de download. Se isso acontecer, use o gerenciador de tarefas ou monitor de atividades de seu computador para fechar seu navegador.
Em caso de dúvida, acesse links confiáveis ​​para sites importantes, use seu mecanismo de pesquisa para navegar até o site ou digite o endereço do site diretamente em seu navegador. Você também deve verificar se o endereço começa com "https://", o que indica que sua conexão com o site é criptografada e mais resistente a invasões ou adulterações.

Ao instalar o software, certifique-se de que o software seja fornecido de uma fonte confiável

Alguns programas incluem arquivos malware como parte de seu processo de instalação. Antes de iniciar um download, há alguns passos simples que você pode seguir para reduzir o risco de fazer o download de malware junto com o software desejado.
Verifique a reputação da loja: ela é uma fonte autorizada, como a loja de aplicativos de seu telefone ou navegador ou o site de um desenvolvedor, ao contrário de um site de download desconhecido de terceiros? Você também pode verificar a reputação do desenvolvedor, analisando o que outras pessoas disseram sobre ele no passado. Consulte avaliações ou comentários on-line sobre esse download específico. Se você perceber que muitas pessoas não gostaram ou tiveram uma experiência ruim, sugerimos que não faça o download.
Se você notar algo suspeito após o download, como lentidão significativa do computador, mensagens ou janelas pop-up inesperadas, ou ainda cobranças desconhecidas, desinstale o software imediatamente e verifique se seu antivírus está em execução e atualizado.
Muitos navegadores avisarão se você tentar acessar um site suspeito de conter malware. Se você receber aviso de que um site que você deseja visitar pode não ser seguro, observe o URL e analise cuidadosamente se vale a pena visitar o site. Mesmo que você já o tenha visitado, os criminosos podem ter comprometido o site desde seu último acesso, por isso, pode não ser seguro visitá-lo até que os proprietários o limpem.

Se seu computador estiver infectado com malware, remova-o o mais rápido possível

Uma maneira de limpar seu computador é verificá-lo com pelo menos um e, de preferência, alguns antivírus de alta qualidade. Não podemos garantir a eficácia destes programas, mas muitas vezes suas versões mais recentes podem fazer a diferença. Você também pode usar o site av-comparatives.org para encontrar outros programas antivírus e analisar resultados de testes.