quinta-feira, agosto 29

Estudos & Pesquisas: contribuições para políticas educacionais

Levantamento da Fundação Victor Civita (FVC) destaca conexões entre 25 pesquisas nacionais e internacionais e as políticas públicas implantadas no Brasil entre 2006 e 2012


Educar para as habilidades do futuro


"A Educação brasileira vive hoje o desafio de, ao mesmo tempo, solucionar problemas antigos e se adequar às demandas do futuro. O país ainda convive com falhas de infraestrutura como a ausência de bibliotecas, a raridade dos laboratórios de Ciências e o acesso ruim à internet. Outros problemas estão relacionados à desigualdade de condições entre escolas das zonas rural e urbana e entre unidades do centro e da periferia das grandes cidades. Tais pontos têm de ser resolvidos, claro, mas ao mesmo tempo as redes devem estar afinadas com as mudanças que a sociedade vive. 


Os professores precisam saber lidar com os recursos que estão à sua disposição e que colaboram com o aprendizado, como vídeos, jogos e computadores conectados à internet. Tecnologias como essas permitem que a escola aborde habilidades típicas dos novos tempos, como o trabalho em equipe, a cooperação e a solução de problemas. E também há temas contemporâneos, como participação cidadã e sustentabilidade, que precisam estar integrados ao currículo. 

Para que essas novas ferramentas e abordagens sejam colocadas a favor da aprendizagem, é necessário investir na formação docente e ampliar os recursos disponíveis, que devem ser geridos com responsabilidade. Também são necessárias medidas que eliminem as desigualdades entre escolas da mesma rede e beneficiem aquelas com piores índices nas avaliações externas, a fim de que elas alcancem o mesmo patamar das que foram mais bem avaliadas." 


Maria Alice Setúbal é fundadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec)

Atitudes contemporâneas

Atitudes contemporâneas

Fonte The Learning Curve, 2012
FONTE: fvc.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário