Marca de cerveja desbancou o Banco do Brasil e assumiu o 3º lugar. Petrobras caiu da 5ª para a 7ª posição, segundo ranking da Interbrand.
AS MARCAS MAIS VALIOSAS DO BRASIL EM 2014 | ||
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Marca | Valor (em R$ milhões) | |
1 | Itaú | 21.687 |
2 | Bradesco | 15.124 |
3 | Skol | 11.606 |
4 | Banco do Brasil | 10.461 |
5 | Brahma | 9.406 |
6 | Natura | 7.640 |
7 | Petrobras | 6.754 |
8 | Antactica | 3.605 |
9 | Vivo | 2.700 |
10 | BTG Pactual | 1.993 |
Fonte: Interbrand |
O destaque do ano é a Skol, que teve um crescimento de 23%. A marca de cerveja desbancou o Banco do Brasil e assumiu a 3ª posição.
Outro destaque de queda foi a Petrobras, cujo valor da marca caiu 23% ou quase R$ 2 bilhões. A petroleira caiu da 5ª para a 7ª posição.
"Maior interferência governamental, resultados financeiros menos favoráveis e denúncias de corrupção reduziram a força destas marcas, historicamente fortes", destaca a Interbrand.
A Brahma assumiu a 5ª posição e a Natura subiu para a 6ª posição. Completam o Top 10: Antarctica, Vivo e BTG Pactual, que permaneceram nas mesmas colocações.
O relatório deste ano da Interbrand destaca que, pela primeira vez, a soma do valor das 25 marcas brasileiras mais valiosas ultrapassou R$ 100 bilhões (R$ 101,284 bilhões em 2014 ante R$ 94,959 bilhões em 2013), registrando um crescimento de 7% na comparação com o ano anterior.
O setor de serviços financeiros continua líder em valor, concentrando 49% do valor de mercado de todo o portfólio. "Altas margens de lucratividade, comprometimento com
investimentos em marca e forte laço emocional com os consumidores fazem dessas marcas verdadeiras campeãs nacionais", destaca o relatório.
O setor de bebidas, vice-líder em concentração de valor, representa 25% do total. Segundo a Interbrand, as marcas de bebida foram beneficiadas em 2014 pelos grandes eventos como carnaval e Copa do Mundo.
As novidades no ranking deste ano são Magazine Luiza e a Rede, do mercado de meios de pagamento.
O ranking leva em conta principalmente os resultados financeiros da empresa, a influência da marca no processo de escolha do cliente e a capacidade de superar a concorrência e garantir a demanda e os ganhos ao longo do tempo.
FONTE: G1
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