quinta-feira, janeiro 22

Sebrae cria cartilha para sucesso no e-commerce

O SEBRAE lançou uma cartilha para os novos empreendedores digitais que desejam saber o caminho para o sucesso no comércio eletrônico. Com o comércio eletrônico crescendo a passos largos no Brasil, a cartilha será certamente de grande ajuda para quem está chegando agora no setor.
O volume de negócios realizados por meio do comércio eletrônico não para de crescer no Brasil. Segundo estimativas feitas por consultorias especializadas, essa modalidade de comércio faturou R$ 16 bilhões somente no primeiro semestre de 2014 e deve continuar crescendo cerca de 10% ao ano até 2017.
SEBRAE lança cartilha para o sucesso no e-commerce
Pensando nos donos de micro e pequenos negócios que buscam se qualificar para atuar nesse segmento, o Sebrae elaborou uma série com dez dicas que estão disponíveis no canal da instituição no Youtube.

Os vídeos abordam questões como a importância da utilização de ícones na navegação, a necessidade de acelerar o tempo de carregamento das páginas e facilitar as operações de compra on line e trazem orientação para decisões estratégicas, como a escolha correta das embalagens para cada tipo de produto.

Facilite o fluxo de compra e permita que o processo seja curto

O cliente deve conseguir chegar ao produto que ele quer com, no máximo, três cliques. Para isso, a organização dos itens deve ser como uma prateleira, com filtros de busca úteis e inteligentes. Além disso, internauta nenhum perde tempo preenchendo vários campos de formulários inacabáveis, incontáveis páginas até confirmar uma compra.
O ideal para que sua loja se torne agradável à navegação é que seu formulário seja o mais prático e objetivo possível. Uma possibilidade que agrada muito é o armazenamento de dados para compras futuras. É importante ficar de olho nas normas sobre a retenção de dados do consumidor.

Faça uso de ícones que facilitarão a navegação e marcação visual por parte dos clientes

A utilização de ícones facilita bastante a navegação do consumidor pelo site, usando ícones que agilizam a compreensão do consumidor. Com os desenhos, basta um clique para que o comando seja feito.
Coloque o ícone do carrinho de comprar em seu site e informações como o número do pedido, endereço, prazo para entrega e contato do fornecedor também podem vir representadas por ícones. Se o site fica mais rápido e fácil de navegar, o retorno do cliente é garantido.

Dê um feedback às interações dos usuários

O cliente tem que estar por dentro de todos os passos de uma compra virtual. Da apresentação do produto à entrega. Quem compra on line quer o máximo de clareza. E, para isso, o feedback tem que ser constante. Afinal, em uma loja virtual, o cliente precisa saber se a compra está dando certo ou não.
O tempo máximo de carregamento de uma página deve ser de cinco segundos. O ideal é que o tamanho máximo dela seja de um megabyte. Se passar disso, o melhor é dividir em partes.

Adapte seu site para dispositivo móveis

Navegar na internet pelo telefone celular já faz parte da rotina de milhões de usuários. A cada dia, mais gente acessa a rede usando dispositivos móveis. Mas, na hora de adaptar seu site de compras para a tela do celular, alguns cuidados merecem atenção. O negócio é optar por um layout que facilite a navegação.
Na compra on line pelo celular ou tablet, o cliente quer a mesma eficiência que ele busca quando acessa o site da loja em um computador de mesa. Por isso, os conteúdos, produtos e serviços do e-commerce devem ser mantidos. E o destaque que eles têm no computador convencional deve ser adaptado para a navegação móvel. Isso pode fazer toda a diferença para sua loja virtual.

Invista em boas fotos dos produtos

importância das fotos no e-commerce é inquestionável. Tirar fotos de boa qualidade dos produtos é essencial para que o cliente possa ver todos os detalhes e tenha confiança para fazer a compra on line. Uma boa maneira de apresentar suas fotos é humanizar as imagens, colocando pessoas usando os itens exibidos. Isso destaca a beleza do objeto e dá até uma ideia do tamanho dele.
Por isso, a fotografia tem que ser bem produzida e muito bem pensada. Como pela internet o cliente não toca nos itens, o ideal é tirar foto de todos os ângulos possíveis.

Agregue valor à sua marca

Depois de abrir a loja virtual, o empresário precisa conquistar clientela e consolidar sua marca. E para que o público identifique uma marca facilmente, é preciso mais que um bom jingle ou uma logomarca bem desenhada. O mais importante para que a marca se fixe na cabeça das pessoas é conseguir ter credibilidade. Esse tem que ser um trabalho constante.
Atenda aos prazos de entrega, cumpra o que prometeu. Entregue o produto correto, com cor, tamanho e tipo escolhidos pelo seu cliente e ofereça produtos de qualidade. Resolva equívocos com rapidez e mantenha um bom relacionamento com seu público. Tudo isso garante que sua marca voe longe e alcance novas cidades e até países.

Fique atento ao tempo de carregamento

A velocidade de carregamento das páginas é decisiva na hora da compra. O cliente não espera além do necessário. A loja virtual pode até ser atraente e oferecer o produto desejado, mas se o site demora pra abrir, já era. O possível comprador parte para outra. Imagem pesada só serve pra atrapalhar o tempo de carregamento de uma página.
Por isso, em um site de compras, as imagens têm que ser usadas no formato e tamanho adequados para uma navegação rápida. É essencial melhorar o desempenho das páginas sempre. Isso pode garantir o sucesso da sua loja virtual.

Invista em logística e utilize embalagem adequada

Para manter o bom atendimento da loja virtual e garantir o sucesso do empreendimento, o empresário tem que acompanhar tudo. Cliente nenhum gosta de esperar além do previsto para receber um produto e cumprir o prazo de entrega é importantíssimo. Mesmo no comércio online, você deve manter o controle do seu estoque e uma logística de ponta. Na hora do envio, tudo deve ser muito bem embalado. Afinal, a embalagem é a proteção da mercadoria e o cartão de visitas da loja.
Marca e identidade visual também entram nesse pacote. Por isso, além de eficaz e segura, a embalagem também deve encantar o cliente. Peso, tamanho, fragilidade é o que determina a escolha do material e a forma da embalagem.

Otimize a loja para ferramentas de busca

Uma loja on line pode atingir consumidores de qualquer lugar do mundo, mas é preciso saber ganhar destaque na internet. Um jeito de deixar a empresa mais competitiva é oSearch Engine Optmization – SEO: um conjunto de métodos que melhoram a visibilidade da sua página em sites de busca.
Além disso, ter estratégias de SEO traz uma série de vantagens, como reduzir a taxa de rejeição do site, ter um bom tempo de navegação e melhorar a visibilidade. Quanto mais links da sua loja aparecerem em páginas externas, mais ela ganha relevância na internet e sobe cada vez no ranking das buscas.

Cumpra a legislação do setor e deixe claras as políticas do site

Existem normas recomendadas e leis específicas que buscam garantir tranquilidade para cliente e lojista na hora de resolver problemas com uma compra. O empresário tem que estar atento à norma ABNT NBR ISO 10008 e ao decreto 7962. A razão social da empresa e o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) devem estar em local visível no site, o cliente também precisa saber onde achar a empresa: coloque os seus endereços físico e eletrônico e outras informações que facilitem a localização e o contato com a loja.
Se o cliente gostou, mas não serviu, ou não gostou do produto quando o viu, ele tem todo direito de trocar. E as políticas de troca da empresa têm que estar claras para qualquer um saber como proceder. Lembre-se também de explicar detalhadamente ao consumidor sobre despesas extras, como frete, por exemplo. Caso o produto esteja em oferta ou sob uma condição especial de venda, deixe claro como funciona sua promoção, assim como o prazo de duração.


Fonte: SEBRAE


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