Em evento na Dinamarca, pesquisadores de vários países, incluindo do Brasil, redigirão uma carta à ONU defendendo o conceito de ‘mundo aberto’
O diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, representará o Brasil na conferência internacional “An Open World: Science, Technology and Society in the Light of Niels Bohr's Thoughts ”, que ocorrerá entre os dias 4 e 6 de dezembro, na Universidade de Copenhague, na Dinamarca.
O evento reunirá pesquisadores e tomadores de decisão de vários países para discutir de que forma o livre acesso à informação e a cooperação científica podem auxiliar no gerenciamento de problemas globais.
As sessões plenárias da conferência serão divididas em cinco grandes temas: “Tecnologias militares do amanhã”; “Novas ameaças e oportunidades globais”; “Política e Economia face a Novas Tecnologias”; “Cientistas e Política” e “Internet – Uma infraestrutura global livre?”.
O resultado dessa reunião dará origem a uma carta aberta à Organização das Nações Unidas (ONU), defendendo o conceito de ´mundo aberto´ como solução aos desafios contemporâneos em bioética, economia, política, clima, guerras e tecnologia da informação.
Essa nova carta reforça a atitude do físico dinamarquês Niels Bohr, que em 1950 encaminhou uma carta à ONU defendendo o compartilhamento de conhecimento e da cooperação internacional.
A conferência ainda terá a participação de Jimmy Wales, fundador do Wikipedia; de Yukiya Amano, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica; de Rolf Dieter-Heuer, diretor-geral da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear; e de Alain Aspect, físico ganhador da Unesco Bohr Medal, entre outros.
A próxima edição do encontro, em 2016, será realizada no Brasil.
Mais informações sobre a conferência em
FONTE: FAPESP
Nenhum comentário:
Postar um comentário