quarta-feira, março 18

RNP capta propostas para Programa de Gestão de Identidade 2015

Estão abertas as inscrições para a chamada de propostas do Programa de Gestão de Identidade 2015, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A iniciativa tem por objetivo promover o estudo de temas voltados à área, como protocolos de autenticação e autorização e infraestrutura de chaves públicas, para evoluir os serviços oferecidos pela RNP. 

Podem ser abordados assuntos como a usabilidade em tecnologias de gestão de identidade, autenticação e controle de acesso baseado em atributos e gestão do ciclo de vida de identidades.

Quem tiver interesse em participar deve encaminhar a proposta até o dia 30 de março para o e-mail pgid2015@rnp.br 

O documento deve ser em formato PDF. Os projetos selecionados serão acompanhados por membros do Comitê Técnico de Festão de Identidade (CT-GId), com participantes da organização e da comunidade acadêmica, para apoiar a evolução desses serviços por meio de prospecção tecnológica.

Parceria firmada

A RNP passa a integrar o Consórcio Shibboleth, projeto integrado ao Internet2, a rede acadêmica dos Estados Unidos. A entidade brasileira é a primeira rede da América Latina a firmar parceria com o consórcio. Desde 2010, a RNP disponibiliza o serviço da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) às organizações usuárias do Shilobbeth.

“A adesão da RNP ao Consórcio Shilobbeth fortalece a iniciativa e pode influenciá-la, porque tem como objetivo o suporte e manutenção do software. Isso garante a continuidade como código aberto e desenvolvimento do serviço”, afirmou o diretor-adjunto de Gestão de Serviços da RNP, Antônio Carlos Fernandes Nunes.

O Shilobbeth conta com a participação de grandes redes acadêmicas ao redor do globo, como a Janet (Reino Unido), a Switch (Suíça), a GAAR (Itália) e a Renater (França), além da própria RNP.



(Agência Gestão CT&I, com informações do RNP e do MCTI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário