sexta-feira, outubro 17

Vale a pena contratar empresa para recrutamento e seleção?

Entrevista de emprego



Vale a pena contratar uma empresa para recrutamento e seleção?

Respondido por Gilberto Guimarães, especialista em gestão de pessoas

Sem dúvida. Sempre vale a pena buscar especialistas para fazer trabalhos que exigem competências específicas. Se a vaga for estratégica, é ainda mais importante e vale a pena avaliar um investimento deste tipo.
Se você não puder dispor deste capital, pesquisa, estude e se informe sobre processos de seleção para não errar na contratação.
Quando surgiram nos Estados Unidos, as consultorias de recrutamento e seleção eram chamadas de headhunters. O termo era usado para descrever os esforços feitos por uma companhia para encontrar e contratar os empregados para os cargos de maior importância e responsabilidade.
Na época, e ainda por muitos anos depois, o processo era baseado no conceito de que o “problema” maior era a “dificuldade” de transmissão de informações entre os dois lados, as empresas que buscavam profissionais e aqueles que buscavam novas oportunidades.
Afinal, viviam-se tempos de pleno emprego com taxas inferiores a 4,5% de desemprego. Nesse esquema, o serviço prestado por empresas de headhunters era mais focado em “encontrar” profissionais e fazer uma seleção por entrevistas. A confidencialidade era importante para os dois lados.
As empresas, na maioria das vezes, buscavam substitutos para os seus profissionais e não queriam que essa informação vazasse para o mercado. As pessoas estavam empregadas e também não queriam se expor, mesmo disponíveis e buscando um novo emprego dos sonhos. A partir dos anos oitenta, no entanto, o mundo econômico entrou em tempos de grandes mudanças com aumento da quantidade de reestruturações e com ganhos de produtividade e eliminação de redundâncias. O nível de desemprego subiu.
Com a difusão do uso da Internet, das redes sociais e da comunicação através de celular, sites especializados, redes de relacionamento e comunidades específicas passaram a ser o fator mais importante na busca de profissionais e, consequentemente, de empregos.
O banco de talentos agora está nas redes sociais, atualizado pelos próprios profissionais.
As empresas de recrutamento e seleção já não são apenas a fonte de busca de talentos. Passaram a ser especialistas em avaliação de competências e de adaptabilidade comportamental de candidatos à vaga e à empresa contratante. As empresas de headhunters são hoje importantes e fundamentais como apoio técnico e especializado.

Atualmente, o novo processo de headhunters é a aplicação de um conjunto de ferramentas e meios de avaliação das características e competências pessoais, e de como essas características se adaptam com as empresas e o cargo.
Gilberto Guimarães é professor da BSP – Business School São Paulo.


FONTE: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário