quarta-feira, outubro 29

ABIPTI organiza curso de gestão em P&D no setor elétrico

Foto: Itaipu Binacional/DivulgaçãoFoto: Itaipu Binacional/Divulgação
A pesquisa e o desenvolvimento (P&D) no setor elétrico passaram a receber atenção especial do governo brasileiro a partir do fim da década de 1990. Em 1998, foi instituído o Programa de P&D do Setor Elétrico, regulado e fiscalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A empreitada, no entanto, ainda era incipiente, permeada pela utilização de ferramentas rudimentares de elaboração de P&D, que só passaram a ser sanadas a partir de 2008, com uma modernização do manual da Aneel, que ainda assim deixava “solto” o modelo de gestão.

Apenas em 2012 o processo de modernização foi concluído. Foi extinguida a fase de avaliação a toda a responsabilidade e os riscos do negócio foram transferidos para os diversos agentes participantes do setor elétrico. As concessionárias ficaram como proponentes e os institutos de pesquisa tecnológica e inovação (IPTs) como os executores dos projetos de P&D. As concessionárias ficam com a responsabilidade e risco do Programa de P&D e parte dessa responsabilidade e riscos são, muitas vezes, compartilhados com os executores por meio de um conjunto de exigências durante a contratação e execução dos projetos de P&D.
Diante das mudanças deste cenário, a Associação Brasileira dos Institutos de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI) promoverá o 1° Encontro dos Institutos de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ENIPTI), no dia 25 de novembro, em Campinas (SP). O evento acontecerá nas instalações do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e é aberto a pesquisadores e gestores de P&D de IPTs e universidades, gestores de P&D do setor elétrico, além de representantes da Aneel, de associações da área e empresas, distribuidoras e geradoras da área. Estudantes e professores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia também podem participar do evento.
O enfoque das discussões do 1° ENIPTI será no nivelamento do conhecimento do Programa de P&D da Aneel; no compartilhamento de experiências e as dificuldades com a gestão dos projetos de pesquisa e desenvolvimento; e no conceito da inovação e os requisitos de originalidade dos projetos. A programação se inicia às 9h e termina às 17h.



FONTE: Agência Gestão CT&I

Nenhum comentário:

Postar um comentário