quarta-feira, outubro 22

CONTEÚDO É O QUE?

conteudo



Hoje até que nem tanto, mas alguns anos atrás espaços em branco poderiam ser considerados ausência de informação. Páginas e mais páginas eram carregadas de várias letrinhas e imagens para aproveitar cada pedacinho de papel, o que provavelmente ocasionava uma leitura mais cansativa. Com isso, muitos impressos não atingiam o público destinado. Atualmente, qualquer designer sabe da importância do espaço em branco e não tem receio em aplicá-lo. Mas afinal, o branco serve para que?
Primeiro, o branco não remete à cor em si e sim à ausência de imagem ou texto em determinados locais. Em grande maioria o espaço vazio é colorido, pois deve proporcionar um descanso aos olhos do leitor de determinado impresso ou produto, facilitando muitas vezes a compreensão da mensagem.
Considere o espaço como necessário, afinal margens de corte, segurança são fundamentais para qualquer projeto. Não se esqueça também do espaçamento entre as linhas, imagens, fotos, textos e claro, tudo considerando o que é o material e tamanho que ele deverá ter. Avaliando essas medidas as informações podem ser compreendidas facilmente.
Uma norma, muito conhecida na fotografia e também é aplicada no design, é a regra dos terços. Ela consiste na divisão da tela ou do produto em nove partes iguais, sendo cortada por duas linhas horizontais e verticais. A maioria conhece-a por jogo da velha, a brincadeira de marcar três ‘x’ ou círculos em uma linha antes do outro jogador.
No design existem dois tipos principais de espaço em branco, o feito ‘de caso pensado’, onde sua aplicação melhora a estrutura do layout da página ou produto e que em muitas situações valoriza a informação. Já o espaço em branco ‘gerado por acaso ou descuido’, que aparece nas páginas ou produtos de maneira padronizada, não é algo que realmente tenha sido pensado.
A principal sugestão é: pense na mensagem que você deseja transmitir. Depois da avaliação, torna-se mais fácil criar a estrutura do seu produto. E lembre-se de que espaço em branco pode ajudar muito na compreensão da sua mensagem. Converse com um designer, pois ele pode fazer vários modelos do seu material para você definir qual é o melhor.


FONTE: criativedg

Nenhum comentário:

Postar um comentário