A série Game of Thrones, da HBO, baseada na obra de George R. R. Martin, é um grande sucesso internacional. São 5,5 milhões de espectadores só nos Estados Unidos e, há dois anos, ela lidera a lista de conteúdos piratas baixados pela internet. Uma história como a da saga Crônicas de gelo e de fogo costuma transportar os fãs para o mundo da fantasia.
Trazer essa experiência para o mundo real é o desafio da exposição Game of Thrones – The Exhibition. Para criar a ambientação e colocar os fãs dentro de Westeros, região onde se passa a história, é preciso se atentar a todos os detalhes. A mostra não se trata apenas de um amontoado de figurinos e objetos da série em uma sala, mas de uma inserção do fã no universo de seus personagens preferidos.
Neste ano, a apresentação já passou por Cidade do México (México) e Austin (Estados Unidos). A próxima parada é no Rio de Janeiro (Brasil), entre os dias 5 e 9 de abril, no Shopping Village Mall. Depois, a exibição segue para Oslo (Noruega), Toronto (Canadá), Belfast (Irlanda do Norte) e Vancouver (Canadá).
Claro que estar em tantas cidades diferentes exige, além de logística perfeita, vasto conhecimento da cultura local. A conexão com os espectadores só pode ser eficiente se o evento se inserir naquele contexto perfeitamente.
Cada uma das localidades foi escolhida a dedo para representar parte daquela cultura e servir de berço da experiência de Game of Thrones.
Para preparar a exposição de 2014 no Brasil, foram oito meses de trabalho, incluindo preparação, brainstorms incansáveis, alinhamentos de expectativas locais, além de muito cuidado para conseguir transformar algo intangível em tangível.
Este é o segundo ano da exposição no Brasil. No ano passado, os fãs de Game of Thrones puderam vivenciar a experiência em São Paulo. O evento foi um sucesso. Os ingressos, distribuídos pela internet gratuitamente, esgotaram-se em menos de uma hora. Praticamente todos os convites foram usados.
O desafio deste ano é manter o mesmo nível. O conceito de alinhamento global com entendimento local é o segredo para fazer a conexão entre fãs e suas histórias preferidas.
FONTE: Adnews
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