sexta-feira, abril 25

Como lançar um novo produto no mercado

Paula Calil, especialista em marketing, afirma que fracassos ocorrem quando o empreendedor pula etapas de teste

Grancesco Corticcha/Getty Images
Mulher empreendedora


É natural que o pequeno empresário se senta inseguro por conta do lançamento de um produto, porém a insegurança pelo desconhecimento da reação do consumidor em aceitar um produto, não pode acontecer.
A necessidade de planejamento, para a produção e lançamento de qualquer produto, impõe que essas etapas sejam precedidas pela definição do conceito do produto e pelo teste do produto junto a um grupo de consumidores.
Entender, mesmo em uma definição prévia, os benefícios que um produto trará à vida do consumidor é a essência para o desenho desse produto. Porém, essa informação deverá ser coletada por uma pesquisa exploratória prévia, junto ao consumidor que provavelmente irá comprar e consumir o produto, para que ele aponte aspectos relevantes que contribuirão para a sua aceitação.
Muitos fracassos ocorrem quando o empreendedor, envolvido e encantado com a concepção do próprio produto, se antecipa em lançá-lo embasado apenas na própria opinião e da sua equipe, sem consultar o consumidor. E, na etapa exploratória é o momento de identificar também o perfil do consumidor que irá comprar e usar o produto.
Acertado o conceito do produto, a etapa seguinte é a de teste, em que o empresário, sem maiores investimentos, irá produzir um pequeno lote para que o consumidor experimente.
Após os resultados dessas pesquisas, o empresário deverá analisar o que essas informações representam para a revisão do conceito do produto, para que possa produzi-lo de maneira que o consumidor tenha uma ótima aceitação.
Dessa maneira, para o lançamento não será necessário contratar uma vidente para adivinhar se o produto será bem recebido ou não, pelo consumidor.

FONTE: exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário