sábado, abril 26

Chamada para Publicação - REVISTA BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO

RBPG Edição Temática: Análise Comparativa da Pós-Graduação em diferentes países

Lançamento do edital para submissão de artigos científicos à Revista Brasileira de Pós-Graduação – RBPG no tema: Análise Comparativa da Pós-Graduação em diferentes países.
Os artigos apresentados no âmbito do presente edital devem desenvolver análises comparativas da pós-graduação em diferentes países, abordando, prioritariamente, uma ou mais das seguintes linhas temáticas:
  • Modelos e modalidades de pós-graduação (tutorial versus programático; acadêmica versus profissional; presencial versus pública; presencial versus distância etc.).
  • Relações entre a pós-graduação, a graduação e/ou a educação básica.
  • Relações entre a pós-graduação e o futuro dos egressos (considerando, por exemplo, a inserção no mercado do trabalho, a prática da cidadania e/ou oportunidades para estudos e capacitações subsequentes).
  • A internacionalização da pós-graduação e suas relações com órgãos e agências transnacionais.
  • Iniciativas que buscam a reforma da pós-graduação (por exemplo: o Acordo de Bolonha, mudanças curriculares, etc.).
  • A qualidade e a avaliação da pós-graduação (considerando diferenças nos indicadores, critérios, instrumentos e procedimentos de processos avaliativos).
  • Iniciativas para promover oportunidades de estudo no nível de pós-graduação para grupos historicamente excluídos (por exemplo: diferentes políticas de inclusão, ação afirmativa e quotas).
  • A interdisciplinaridade no contexto da pós-graduação.
Acesse o edital.

CRONOGRAMA

AtividadesDatas
Lançamento do Edital11/04/2014
Data limite para recebimento das propostas10/08/2014
Divulgação da análise feita pela comissão da RBPGAté 10/10/2014
Lançamento da RBPGAté 20/12/2014

RBPG

Lançada em agosto de 2004, a revista é voltada à divulgação de estudos, experiências e debates sobre a pós-graduação, sua situação, desafios, políticas e programas. De periodicidade semestral, está estruturada em quatro seções: Estudos, Experiências, Debates e Documentos.

Com uma média de 8,5 mil a 10 mil acessos por trimestre, a revista firmou-se como um importante veículo para a disseminação de estudos e debates sobre a pós-graduação. A cada número, são tratados temas variados como características da formação pós-graduada em várias modalidades, política da pós-graduação, demandas da comunidade científica e ações das agências de fomento. A RBPG desempenha ainda o papel de instrumento privilegiado para o estudo de temas referentes à colaboração científica internacional.
A publicação é distribuída para todas as bibliotecas e vários centros de informação do país e do exterior, além de estar disponível na página da Capes.
(CCS/Capes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário