domingo, abril 27

Marketing com cabeça de Vendas, Vendas com cabeça de Marketing

shutterstock_134283014



Os melhores vendedores pensam como marketeiros, os melhores marketeiros pensam como vendedores; se você é vendedor, aprenda sobre como implementar os 4Ps do Marketing no seu dia-a-dia de Vendas! Se você é marketeiro, aprenda sobre como implementar o processo de vendas no seu dia-a-dia de Marketing.
Vendedores! Fujam de toda e qualquer palestra, workshop e cursos que falam sobre negociação!
É bullshit!!!
Se, ao chegar na negociação, o vendedor ainda tiver que utilizar “técnicas” de negociação para fechar um negócio, é porque o vendedor NÃO VENDEU O VALOR do que vende na hora que devia ter vendido. Para aprender a VENDER VALOR, leia sobre MARKETING!
Tudo que um vendedor tem que aprender sobre negociação é o seguinte: se alguém pedir alguma coisa além do que você já se comprometeu em entregar, você tem que pedir algo em troca. Exemplo: “Eu quero mais 5% de desconto”, “Ok, mas você tem que comprar 10 unidades a mais”, ou “Ok, mas você tem que pagar 50% em 2 dias”.
Seja firme! Ponto final.
E acabou o curso de negociação. Vamos falar agora sobre VENDAS!
Marketeiros! Fujam de toda e qualquer palestra, workshop e cursos que falam sobre propaganda!
Se, para crescer 20% esse mês, você precisa fazer propaganda, é porque você marketeiro não DEU O DEVIDO VALOR ao RELACIONAMENTO que deveria ter criado com o cliente que comprou no mês passado durante a EXPERIÊNCIA DE COMPRAS que ele teve com a empresa.
Em Indaiatuba, interior de São Paulo, existe um bar chamado BAR DO PEZÃO. No Bar do Pezão, o cliente come e bebe de GRAÇA enquanto espera na fila para sentar. O Pezão gasta por volta de 30 mil reais por mês nessa iniciativa. Por conta desse “mimo”, milhares de pessoas voltam todos os finais de semana, e indicam o bar para os amigos e familiares. A lotação é tanta que ele abriu um novo bar na mesma rua chamado “Ruinzim”.
Com os mesmos 30 mil reais por mês, o Pezão poderia ter investido em um big outdoor na Rodovia dos Bandeirantes para atrair clientes. Mas ele preferiu investir em uma atividade de relacionamento e experiência do cliente durante o processo de compras para fidelizar a galera, e transformar todo mundo nos seus melhores vendedores.
Deu super certo.
E é exatamente isso que dá certo!
Certo?
Esquece propaganda, esquece negociação!
Pense EXPERIÊNCIA DO CLIENTE e COMO VENDER VALOR!
Essa é a fórmula mágica para acabar de vez com a eterna briga entre marketing e vendas.
Vendedores que pensam estrategicamente, e Marketeiros que pensam localmente.
O case do Pezão e o foco do Ricardo em experiência do cliente é o que repetidamente defendemos aqui no Saia do Lugar, não só nos artigos de Vendas, mas principalmente em nossa seção de Bom Atendimento.
p.S.: crédito da imagem para a shutterstock.

FONTE: saiadolugar


Nenhum comentário:

Postar um comentário