terça-feira, abril 29

ESUD 2014 - Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - CHAMADA DE TRABALHOS



XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD) busca refletir e divulgar o avanço da Educação a Distância (EaD) no sistema público de ensino superior. Sediado em Florianópolis, entre os dias 05 e 08 de agosto de 2014, o evento tem como propósito a busca por relações dialógicas. Com o tema “Pesquisa na EaD: reflexões sobre teoria e prática”, visa fomentar o diálogo interdisciplinar entre as diversas áreas, como a Tecnológica, Política e Gestão em EaD e Ensino e Aprendizagem.
O evento abre, igualmente, uma oportunidade única para a divulgação de estudos e pesquisas na área de EaD, em insigne ambiente acadêmico, voltado para estudantes de pós-graduação e pesquisadores da área.
Os trabalhos científicos submetidos ao ESUD 2014 serão avaliados seguindo os critérios apresentados à frente, em sistema anônimo de dupla análise (double blind), em que tanto a identidade e a instituição dos autores quanto a dos avaliadores são mantidas em sigilo.
Cada trabalho é avaliado por, pelo menos, dois revisores – membros da Comissão de Avaliadores da UniRede – sob a coordenação e a supervisão do Comitê Científico do Congresso. Em função do resultado final da avaliação, alguns trabalhos poderão ser direcionados para apresentação em Sessão Pôsteres. Importa, entretanto, o registro de que, como os critérios de avaliação são únicos, não há distinção nocertificado de publicação.

Objetivos

Os principais objetivos das apresentações de estudos e pesquisas são:
(i) promover e incentivar a pesquisa acadêmica na área de Educação a Distância (EaD) no Brasil;
(ii) proporcionar um fórum para a discussão e a divulgação dos trabalhos acadêmicos da área.
 Orientação aos autores
Os artigos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol, devendo atender aos critérios de enquadramento em uma das modalidades descritas a seguir.
a)     Artigos Acadêmicos – artigos acadêmicos e trabalhos de pesquisa originais, inéditos, que abordem questões relacionadas ou relevantes à Educação a Distância. O artigo deve apresentar uma sólida definição de seu objeto de estudo e uma clareza no delineamento de seu referencial teórico. Entende-se que uma revisão consistente da literatura envolve não somente a citação dos grandes teóricos das grandes linhas do pensamento educacional, mas também a citação de trabalhos recentes de pares, preferencialmente publicados em revistas nacionais e internacionais, nos últimos cinco anos.
b)    Relatos de Experiência – relatos de experiência originais, inéditos, que destaquem soluções originais para problemas críticos da Educação a Distância ou descrição de desenvolvimento de programas inovadores e contemporâneos. Sendo assim, os textos encaminhados para essa modalidade devem apresentar uma descrição detalhada da experiência vivida ou do programa desenvolvido, a proposta metodológica utilizada e uma reflexão teórica de análise e contextualização. Devem, ainda, abordar problemas críticos e desafiadores para a prática em Educação a Distância, apontando soluções inovadoras.
 Foco, escopo e trilhas
Os artigos submetidos devem se enquadrar, direta ou indiretamente, no escopo de uma das trilhas de investigação elencadas a seguir.

*Trilha 1  Tecnologia e seus usos na EaD
Artigos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (P&D); novas tendências em tecnologia, produtos, inovação e soluções de infraestrutura, equipamentos e softwares para a EaD; desenvolvimento e análise de sistemas e ferramentas para EaD; uso de tecnologias digitais de comunicação e informação na Educação, com enfoque em um dos seguintes aspectos:
◦ Tecnologias educacionais;
◦ Inovação tecnológica e educacional – produtos e processos;
◦ Desenvolvimento de recursos e objetos de aprendizagem;
◦Tecnologias assistivas para EaD, produtos para a educação inclusiva em EaD;
◦ Análise do impacto de serviços e suportes tecnológicos para EaD.

 *Trilha 2  Política e gestão em EaD
Artigos referentes à pesquisa que envolva a dimensão política, o estudo de processos de gerenciamento, a missão e os modelos de institucionalização da EaD, bem como aspectos éticos e legais, focando um dos aspectos elencados a seguir:
◦ Gestão;
◦ Financiamento;
◦ Avaliação institucional;
◦ Institucionalização;
◦ Políticas públicas;
◦ Acesso e democratização;
◦ Aspectos éticos e legais;
◦ Sistemas e instituições;
◦ História e evolução.

*Trilha 3  Processos de Formação em EaD
Artigos que tenham o foco na dimensão pedagógica da formação em EaD e sua relação com as teorias de aprendizagem e com as concepções da ação educativa, com ênfase em um dos seguintes aspectos:
◦ Concepções, constituição e desenvolvimento da ação educativa;
◦ Ensino e Aprendizagem em EaD;
◦ Currículo e Design Instrucional;
◦ Processos e procedimentos de formação;
◦ Comunidades de aprendizagem;
◦ Aspectos comunicacionais e interacionais;
◦ Análise de métodos e inovações pedagógicas em EaD;
◦ Perfil de alunado: análise cultural, desempenho, evasão, dentre outros;
◦ Inclusão e processos de formação com tecnologias assistivas;
◦ Teorias e modelos: fundamentos e referencial teórico para a Educação a Distância, construção do conhecimento, teorias de ensino e aprendizagem aplicadas à prática da EaD;
◦ Métodos de pesquisa e investigação: discussão de metodologias de pesquisa, papel da pesquisa e da produção acadêmica sobre a prática da EaD, revisão da literatura, metanálises de dados de pesquisa;
◦ Avaliação do ensino e avaliação da aprendizagem: matriz de avaliação, critérios e estratégias de elaboração de itens, sistemas especialistas para avaliação do ensino e da aprendizagem, análise de itens, políticas públicas de avaliação em larga escala, dentre outros;
◦Docência em EaD: docência assistida pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, prática docente, estruturas de apoio, abordagem pedagógica.
 Publicação em periódico
Os artigos acadêmicos que apresentarem, no decorrer do processo de avaliação, grau de excelência, conforme entendimento dos pareceristas, receberão dos avaliadores uma indicação para serem encaminhados à publicação no número inaugural da Revista de Educação a Distância da Unirede (EmRede).

Processo de Avaliação

Todas as submissões, tanto para a modalidade ‘Artigo de Pesquisa’ quanto para a ‘Relato de Experiência’, serão encaminhadas para a revisão por pares. Os textos submetidos serão avaliados por, no mínimo, dois revisores: pesquisadores-doutores que compõem o Comitê de Avaliadores da UniRede, de reconhecida relevância acadêmica.
Define-se como meta do Comitê Científico que os autores recebam o comunicado de deferimento ou de indeferimento da submissão do seu artigo com sessenta dias de antecedência ao evento, de forma que todos possam buscar financiamento para a sua participação. Importa salientar que a submissão do artigo pode ser indeferida caso não atenda a aspectos formais e temáticos do evento. Ao serem recebidos para apreciação, os textos submetidos serão encaminhados a dois pareceristas, no sistema “duplo-cego”, em que o sigilo dos autores e dos revisores é garantido. Tendo em vista que, em diversas situações, a manutenção do sigilo dos autores fica inviável pela descrição do tema da pesquisa, a submissão não é indeferida caso os autores possam ser identificados indiretamente. Cabe ressaltar, entretanto, que é altamente recomendado que se evite qualquer detalhe que permita a quebra de sigilo.
 Critérios de Avaliação
O processo de avaliação dos artigos submetidos ao ESUD 2014 será desenvolvido com base nos seguintes critérios:
 1. clareza e organização: verificar se o texto é completo, coerente e bem organizado;
2. definição do objeto de estudo e do(s) objetivo(s) da pesquisa: analisar o detalhamento do objeto e do tema do estudo quanto à clareza e à justificativa da importância do problema, bem como à pertinência/viabilidade do(s) objetivo(s) estabelecidos para a pesquisa em relação ao objeto de estudo;
3. relevância: identificar se há, no texto, uma demonstração inequívoca da relevância do estudo para a área;
4. aderência à temática do evento: verificar se há uma contribuição original à educação aberta e a distância, e se o artigo se encaixa ao tema da trilha proposta;
5. referencial teórico: identificar se o texto apresenta, de forma convincente, o problema estudado, tendo por base um quadro teórico amplo, relevante e atual;
6. revisão bibliográfica: verificar se há o estabelecimento de uma relação entre o problema estudado e a literatura relevante ao tema, número suficiente de textos referenciados, atualidade das referências. Recomenda-se a citação de artigos científicos que contemplem a mesma temática, publicados nos últimos cinco anos;
7. metodologia: analisar a pesquisa realizada quanto à metodologia, à coerência e à racionalidade processual;
8. análise e interpretação dos resultados: ponderar se os dados e conceitos analisados foram interpretados de forma precisa e coerente. Verificar a solidez dos argumentos e da análise;
9. considerações finais: verificar se o texto apresenta as considerações finais que se articulem/coincidam com o alcance do(s) objetivo(s) estabelecido(s) para a pesquisa e que representem ampliação de conhecimentos na área da Educação a Distância;
10. referências: verificar se estão em consonância com as normas da ABNT.
Os avaliadores emitirão – sempre justificando sua decisão – parecer sobre os trabalhos submetidos, classificando-os em cada um dos critérios detalhados anteriormente, em ordem decrescente, como ‘excelentes’, ‘satisfatórios’, ‘insatisfatórios’, ou ‘não aplicável’. Os comentários dos revisores serão disponibilizados aos autores para ajudá-los a rever e melhorar os seus trabalhos.
Ao final do processo de avaliação, os artigos serão classificados pela sua nota de global, sendo aceitos os artigos que obtiverem nota superior à nota de corte especificada pelo Comitê Científico.
O resultado será comunicado aos autores que terão prazo, conforme cronograma, para apresentar recurso a ser julgado pelo Comitê Científico.
Os autores de artigos aprovados deverão realizar as correções obrigatórias, devidamente identificadas pelos pareceristas, e enviar a versão final no prazo estabelecido no cronograma, contendo o nome dos autores e de suas respectivas instituições.
Artigos recusados não poderão ser reapresentados.

Certificação de publicação do artigo

Os trabalhos aprovados e apresentados no Congresso serão publicados como artigo científico nos Anais do XI ESUD, independentemente de sua modalidade ou forma de apresentação.

Formatação do artigo

A responsabilidade para a formatação final do artigo é de inteira responsabilidade dos autores.
Os artigos devem ser formatados de acordo com o modelo e orientações de formatação disponíveis no link “Orientação de Formatação”.

Política de Acesso Livre e Publicação

Os artigos serão disponibilizados on-line, sem restrição de acesso, para leitores cadastrados. Os autores mantêm os direitos autorais de seu trabalho. Cabe registrar, no entanto, que uma condição para a publicação é que o trabalho seja distribuído sob a Licença 3.0 – Creative Commons Attribution. Com essa licença, os leitores são livres para imprimir, compartilhar e distribuir o trabalho, desde que respeitem os direitos autorais; devem, evidentemente, sempre realizar a citação, conforme as normas da ABNT ou similar, contemplando a menção ao autor e ao evento.
Os artigos submetidos para revisão ou publicados nos Anais do XI ESUD não podem ser publicados em outras revistas sem a autorização dos autores e da UniRede.

ISSN

Os Anais do evento são uma publicação seriada, anual, identificada pelo  Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (ISSN): 2237-5996.

Orientação de Formatação

Somente serão aceitos artigos completos, com um mínimo de 10 (dez) e um máximo de 15 (quinze) páginas. Tanto as regras de formatação quanto as relativas ao número de páginas são as mesmas, independentemente da modalidade de submissão; ou seja, as regras são as mesmas tanto para Artigo Científico quanto para Relato de Experiência Inovadora.
Ressaltamos que a formatação final do artigo é de inteira responsabilidade dos autores. Os textos, tanto os submetidos com Artigo Científico quanto os submetidos como Relato de Experiência Inovadora, devem ser formatados de acordo com o modelo e as orientações de formatação disponíveis em um dos links a seguir.
ATENÇÃO: TODOS os autores precisam estar cadastrados no JEMS mas, para a submissão,
o nome dos autores não deve constar do arquivo PDF enviado para avaliação.
Os autores devem ser inseridos após a aprovação no envio da versão final.

Modelo de artigo .pdf  - Baixar
Modelo de artigo .odt - Baixar
Modelo de artigo .docx – Baixar

Submissão  (clicar nos itens para download)


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