quarta-feira, abril 2

Carro elétrico funciona como barco em situações de emergência






A montadora japonesa Fomm criou um carro anfíbio. O modelo é totalmente elétrico e compacto, ideal para ser usado em situações extremas, como após tsunamis ou outros desastres naturais envolvendo água.

Apelidado de Concept One, este é o primeiro veículo projetado pela empresa, que pretende se tornar referência em desenvolvimento de carros ecologicamente corretos. Hideo Tsurumaki, o presidente da Fomm, explica que a inspiração para essas criações vem da proximidade com que sempre esteve aos desastres, por morar em uma área muito propícia a tsunamis.


Essa situação o levou a pensar em alternativas e soluções capazes de resistir às catástrofes. Assim surge o Concept One. Em termos de carros capazes de carregar até quatro passageiros, este é o menor do mundo, sendo 15 centímetros mais curto que o Smart e pesando apenas 469 quilogramas.


O carro é um elétrico comum. Em situações normais, seu motor oferece potência máxima de cinco quilowatts e autonomia de até cem quilômetros a cada recarga completa.

O funcionamento é bem diferente quando o nível da água sobe. Os pneus do Concept One passam a funcionar como nadadeiras e o carro utiliza um gerador de jato d’água para se locomover. Apesar de ainda ser um conceito, a empresa japonesa garante que o carro está pronto para tomar forma e deve entrar em linha de produção já no próximo ano.


FONTE: CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário