segunda-feira, outubro 7

Como usar marketing de conteúdo no pós vendas

posvendas2

Nos últimos anos o mercado digital brasileiro amadureceu de forma acelerada. Surgiram mais empresas, com mais produtos e serviços, aumentando as opções para os clientes e a competitividade entre os players. Dessa forma, é cada vez mais importante desenvolver estratégias que se destaquem no mercado de atuação, tanto para conquistar novos clientes quanto para manter os já existentes.
Neste cenário vem ganhando espaço o marketing de conteúdo no pós-venda como estratégia de retenção. Além de um diferencial competitivo, é uma forma de engajar os clientes, estreitando a relação entre eles e sua marca. Ou seja, é uma estratégia de mão dupla onde todos podem ganhar.
Através de artigos, vídeos, palestras, seminários e outras formas de criar conteúdo é possível atrair a atenção dos seus consumidores após a compra. Isso quer dizer que você sempre terá uma base de usuários dispostos a conhecer novos produtos e serviços ou participar de outras ações de marketing, como promoções e sorteios.

Estratégia de marketing de conteúdo no pós-venda

São inúmeros os esforços que podem ser feitos em sua estratégia de marketing de conteúdo, como criar conteúdo exclusivo para clientes em forma de:
  • Webinars: além de serem uma excelente forma de publicidade, já que podem atrair não apenas clientes, mas futuros consumidores, os seminários são ótimos para estreitar o relacionamento da sua marca com seus compradores, já que através deles você pode tirar dúvidas, fazer demonstrações e colher feedback.
  • Relatórios: fazer relatórios sobre assuntos da sua área é importante para demonstrar aos seus clientes que você tem conhecimento do assunto e que se posiciona como referência.
  • Seções de perguntas e respostas: mesmo o mais completo canal de pós-venda não consegue suprir todas as dúvidas de todos os clientes. Dessa forma, criar uma maneira onde cada usuário possa tirar dúvidas com especialistas da sua empresa ou mesmo com outros clientes é um grande diferencial de pós-venda.
  • Cursos sobre temas relevantes: a principal vantagem de cursos é reunir, seja presencialmente ou pela web, pessoas interessadas num tema específico e, com isso, criar uma relação de aprendizado com seus clientes, algo que vá mais do que apenas compra e venda.
  • Newsletters: o envio de newsletters para clientes é uma das mais poderosas ferramentas. Com os dados coletados do cliente, é possível enviar uma newsletter específica para cada um, com os assuntos que mais se enquadram nos interesses destes clientes. A principal vantagem dessa ferramenta é a possibilidade de atingir diretamente consumidores interessados por um tipo específico de produto, aumentando, assim, suas conversões e mantendo o relacionamento com sua marca.
Lembrando que é extremamente importante manter a exclusividade de conteúdo premium para que seus clientes se sintam especiais. Também pode-se criar teasers, divulgando partes ou alguns capítulos do curso ou webinar para aguçar a curiosidade dos clientes em potencial.
Copyright: mini.fini / Shutterstock
Copyright: mini.fini / Shutterstock

Segmentação é a chave para conversão

Também é válido tirar proveito da tecnologia para incrementar a interação do cliente com o seu conteúdo. Hoje, praticamente todos os softwares de CRM possibilitam o controle dos dados e preferências de compra de cada consumidor. Dessa forma, você pode usar sua base de compradores para estabelecer qual conteúdo deve ser criado e para quem deve ser enviado. Segmentando seu conteúdo as chances de aumentar suas conversões são melhores.

Geração de comunidade

Toda essa estratégia precisa estar focada na criação e manutenção de uma comunidade em torno da sua marca, discutindo seus produtos e serviços. Serão essas pessoas que espalharão sua mensagem e, consequentemente, seu nome e sua marca. Indiretamente, seus produtos e serviços pegam carona nessa divulgação. Contudo, é fundamental entender que comunidades não surgem, nem crescem, sozinhas. É importante estar sempre participando e alimentando com novas discussões, tópicos e conteúdos.
Nesses casos, não importa tanto a tecnologia que você está usando, mas a forma como você interage com os clientes. Responder dúvidas, sugestões e, principalmente, aceitar críticas são os marcos principais de qualquer comunidade saudável. Isso tudo, aliado a um bom conteúdo fará sua retenção e suas recompras aumentarem, pagando rapidamente o investimento feito no marketing.
Se destacar num mercado competitivo como o digital é um desafio para qualquer empresa. Sempre existirá alguém disposto a oferecer seu serviço ou produto mais barato, mas poucos concorrentes estão preocupados com a experiência do usuário e com a forma que se dá sua relação.
Investir em marketing de conteúdo no pós-venda é uma das melhores formas de se estabelecer no mercado, criando um diferencial competitivo e apostando na educação dos seus clientes. Talvez o resultado não venha em curto prazo, mas certamente servirá para posicionar sua empresa como referência e poucas coisas funcionam tão bem para as vendas como ser referência no mercado.
(Imagem em destaque por: Leone_V / Shutterstock)
FONTE: marketingdeconteudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário