Ações duvidosas e saias-justas na rede colocaram
marcas e seus garotos-propaganda na mira dos internautas ao longo deste ano
Um pedido nada corriqueiro colocou a Cacau Show em
apuros nas redes sociais na semana passada. Um post na fanpage damarca pediu
que os seus 4 milhões de seguidores "lambessem" a tela do computador,
para sentir o gosto da fotografia de um chocolate. A brincadeira não pegou bem
e gerou barulho - negativo - nas redes sociais, no
mais recente episódio do rol das gafes de
marketingna web do ano.
Grandes nomes como C&A, Domino's, Taco Bells,
AT&T e Danette também assistiram a ações de marketing na internet
tornarem-se desasastres ao longo do ano. Em outros casos, as redes sociais
serviram de palco para revelar "infidelidades" de garotos-propaganda.
Relembre dez desses casos que marcaram 2013 - até agora.
Cacau Show
mais recente da lista, a Cacau Show deu o que
falar semana passada. A brincadeira que pedia aos
internautas uma "lambida" na tela não acabou bem. Na legenda, a
empresa escreveu: “Descobrimos um novo recurso do Facebook que permite sentir o
irresistível sabor do chocolate. Pode experimentar!”. A brincadeira não teve a
recepção esperada, e muitas reclamações seguiram-se à postagem, algumas falando
até em processo por propaganda enganosa.
Mais tarde, a marca justificou-se em um comunicado. "Entre os pilares editoriais do Facebook da Cacau Show está o de
trazer diversão com ‘licenças poéticas’ bem humoradas", dizia trecho.
C&A
Em agosto, a varejista
de moda C&A assistiu a um simples post no Facebook gerar uma
enxurrada de críticas. O conteúdo, um ensaio fotográfico com a cantora Preta
Gil para promover uma nova coleção (assinada pela celebridade) recebeu
acusações de ter pesado a mão no Photoshop. A fotografia mais criticada ultrapassou os 5 mil compartilhamentos e teve recepção negativa pela aparente
distorção dos ombros e pescoço da artista, de acordo com os usuários da fanpage.
Danette
Globo
No dia seguinte à tragédia de Santa Maria, em
janeiro, um inocente post agendado no Twitter da Rede Globo foi o gatilho de
uma crise. O conteúdo convidada os seguidores a criarem uma lápide virtual como
parte da promoção da nova série "Pé na Cova". A mensagem foi
retuitada com críticas quanto à “falta de sensibilidade” e ao “momento
inapropriado" rapidamente após a publicação. O post foi deletado do perfil
e a emissora se desculpou em outro tuíte pela "infeliz casualidade".
AT&T
O 11 de setembro ainda é um assunto sensível nos
Estados Unidos, e a AT&T sentiu na pele quando fez um post no Twitter
"em memória" citando a data neste ano. O post, que usava a imagem de
um BlackBerry Z10, foi mal recebido entre os seguidores da marca, que acusaram
a empresa de tentar promover o aparelho "usando uma tragédia para
publicidade". Pouco depois da primeira publicação, o perfil oficial
da operadora pediu desculpas "àqueles que consideraram o conteúdo de
mau-gosto" e defendeu que "tratava-se de apenas de um tributo".
Em junho, a rede de fast-food Taco Bell viveu uma
crise de imagem nas redes sociais nos Estados Unidos. Uma fotografia do que
parecia um funcionário da empresa lambendo uma pilha de tacos gerou indignação
de consumidores e foi compartilhada na internet junto a protestos. A marca
usou a própria rede social para se posicionar oficialmente sobre o vazamento. “Temos rigorosos procedimentos
de manipulação de alimentos e tolerância zero para todas as violações",
afirmou. Descoberto mais tarde, o funcionário envolvido foi demitido.
TIM x Vivo
Garoto-propaganda da TIM há quase dois anos,
Luciano Huck deixou escapar que usa Vivo em seu smartphone pessoal. O
apresentador usou um celular com chip da Vivo para postar uma mensagem em sua
conta na rede de compartilhamento de fotos e vídeos Instagram. "Acordar
com 10 milhões de pessoas em sua página pessoal... não é todo dia”, escreveu
Huck, ao lado de uma imagem de captura de tela em que é possível perceber que a
rede do seu aparelho é da
concorrência.
Samsung x iPhone
Mais uma vez, as redes sociais serviram de palco
para revelar uma "infidelidade" de um garoto-propaganda. Maria
Sharapova, contratada da Samsung, foi dedurada pelo Twitter como usuária do
arquirrival iPhone. A tenista postou uma mensagem para comemorar um título
recém-conquistado em março. Não adiantou Sharapova esconder o aparelho.
Ficou registrada a mensagem via “Twitter for iPhone”.
A predileção pelo iPhone escancarada pelo Twitter
também vitimou a estrela Alicia Keys em fevereiro. Foi num post na rede social
que a cantora pop, garota propaganda da BlackBerry e, mais recentemente,
contratada para ocupar o cargo de diretora de criatividade da companhia
denunciou que prefere o smartphone da Apple. Logo após a gafe, Alicia justificou-se
insinuando que talvez sua conta no Twitter tenha sido hackeada.
FONTE: exame.abril
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