terça-feira, outubro 8

A pausa estratégica




Num universo onde estamos o tempo todo acelerados e em busca de informações rápidas, a ideia de parar pode parecer uma heresia. Mas às vezes, temos que dar um tempo de alguma prática, para refrescar a mente, e quando voltamos tudo melhora e muito!


Parando, temos mais chances de refletir e encontrar novas maneiras de fazer as coisas, nosso cérebro adquire certo “costume” ao longo de uma prática constante, e isso inclui estudar, de modo que não sai nada “novo”. Acostumamos a fazer de um jeito e não conseguimos pensar de forma diferente. Quando isso acontece é hora de dar uma pausa.

Estudar sem parar causa cansaço e perda de concentração, diminuindo o rendimento.  O especialista em memorização Coach Charles Peterson alerta: “É muito importante que o aluno faça pausas em seus estudos, periodicamente. Muitos alunos pensam que tem que estudar até cansar. Mas isso atrapalha muito a concentração. Pesquisas demostram que o ato de parar o estudo a cada 50 minutos melhora o desempenho intelectual, pois o processo de memorização fica mais eficiente com as pausas. O cérebro interpreta as pausas como pequenas revisões”.


Isso porque, enquanto nossas memórias são ilimitadas do ponto de vista do armazenamento, somos limitados na recuperação de dados, de forma que quando desgastamos nossa memória com muitas horas de estudo sem pausa, passamos a ter dificuldades em relembrar o conteúdo estudado.


Charles diz ainda que ao estudar ininterruptamente o aluno prejudica sua eficiência nos estudos, no entanto, quando realiza pequenas pausas ele auxilia seu cérebro a trabalhar mais descansado e em conformidade com o funcionamento do processo de aprendizagem o que, certamente, traz muitos benefícios.

Aprenda a parar, seja por uma semana, por uma manhã, por um dia de domingo ou por alguns minutos antes de estudar uma nova matéria. Algumas vezes é preciso desacelerar para ir mais longe.  Corpo, mente e emoções precisam de pausas para se manterem equilibrados.


Algumas dicas para melhorar seu aproveitamento:

1.    É bem mais difícil voltar-se para si mesmo com laptops, tablets e celulares. Crie uma agenda diária que contemple a desconexão.

2.    Fazer atividade física e ter contato com a natureza traz ótimas energias e faz com que você estude melhor.

3.    Se o estudo não está rendendo, faça uma pausa, insistir irá apenas sobrecarregar sua mente.

4.    Faça pequenas pausas a cada 50 minutos de estudo, isso irá aumentar seu rendimento e concentração.


E lembre-se: A qualidade do estudo é tão importante quanto o que, e quanto você estuda.


FONTE: iobconcursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário