sábado, outubro 12

5 dicas para desenvolver melhor suas equipes

Nunca tivemos notícia de tantas oportunidades de negócio como nos dias de hoje. Existem oportunidades em todas as áreas, porém o mercado nunca cobrou tanto das empresas um nível de profissionalismo tão alto em suas operações como hoje. Por isso, as empresas devem procurar trabalhar com o máximo de eficiência e eficácia em seus processos, e isto só poderá ser feito com a formação de uma equipe sinérgica.
5 dicas para desenvolver melhor suas equipes
A união faz a força!
Caso você não tenha ainda uma equipe assim, é melhor ir se preparando, pois sua empresa em breve se tornará um problema complicado de resolver. As equipes de trabalho são a parte mais importante de sua empresa, então, é preciso ficar de olho vivo em tudo o que acontece com elas.
Neste artigo vou oferecer algumas dicas para desenvolver melhor suas equipes, confira:
1 – Clareza é fundamental: Você entende como funciona seu negocio, já possui todos os processos e operações na sua cabeça, mas a questão é: Como seu funcionários entendem isto? O quão claras são suas tarefas e obrigações? Quanto mais claro, por mais complexa que seja uma operação, melhor ela vai ser desenvolvida. E se a própria operação não esta clara para você imagine então para sua equipe. Seja claro sempre!
2 – Entenda que o erro faz parte do processo: Errar é humano, e você com certeza vai errar muito na sua empresa, seja honesto consigo mesmo. Assumir o erro pode ser difícil, ainda mais quando se ocupa um nível maior na hierarquia da empresa, mas sua ação irá motivar sua equipe a ser sincera com os próprios erros, aprendendo com eles. O que nos leva ao ponto mais importante: seus funcionários não irão se sentir apreensivos ao darem sua opinião em situações que consideram ser um erro.

3 – Dê a eles segurança: O funcionário que não se sentir seguro dentro da sua equipe pode facilmente deixá-la por conta de qualquer beneficio oferecido por outros, além de causar sérios problemas internos por conta da insegurança. Deixe-os saber que estão em um ambiente estável e que prima pelo bem estar de seus funcionários à médio e longo prazo.
4 – Reconheça seus esforços: Não é apenas o reconhecimento financeiro que move o funcionário. Ele se sente motivado quando suas ações são reconhecidas por seus superiores. Permita, então, que os atos corretos de sua equipe sejam reconhecidos e transmitidos a todos.
5  - Seja democrático: Permita que a equipe tenha uma opinião própria e que participe das decisões mais importantes, consulte-os e dê a eles autonomia para trabalhar de acordo com os princípios pregados em sua empresa.
Seguindo estas dicas você facilitará o desenvolvimento de sua equipe, melhorando o convívio e a troca de idéias dentro do ambiente de trabalho.

FONTE: sobreadministracao

Nenhum comentário:

Postar um comentário