quinta-feira, agosto 8

DICAS PARA RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL

Mesmo os profissionais que se sentem "mais seguros" precisam estar preparados para um revés no mercado de trabalho


Sempre é interessante planejar com antecedência os possíveis desdobramentos de uma perda de emprego. Mesmo aqueles profissionais que se sentem "mais seguros" devem estar atentos para a realidade de que não estão salvos de um contratempo e precisam ter uma estratégia para buscar uma recolocação no mercado.
Veja, a seguir, cinco passos que podem transformar a demissão em algo menos doloroso.
1- Abra-se para as oportunidades - É sempre mais interessante procurar trabalho estando empregado. Atualize o currículo e mantenha olhos e ouvidos bem abertos para possíveis alternativas. Mesmo gostando do emprego atual, há outras possibilidades, algumas até melhores, que podem pagar mais ou garantir uma realização. Nunca se sabe quando a oportunidade baterá à sua porta.
2- Fique na mira dos headhunters - Construa um bom relacionamento com eles e não esqueça que faz parte da rotina de um headhunter descobrir talentos. Na medida do possível dê sempre um alô, marque um café. Mostre-se. Mantenha-os informado sobre o que está fazendo neste momento. A maioria deles tem 15 ou 20 minutinhos para falar com você.
3- Mostre que é um profissional versátil - Esta é uma característica fundamental para quem foi demitido e busca uma nova oportunidade. Quanto mais habilidades e capacidade de exercer difererentes posições você demonstrar, mais chances terá de conquistar uma vaga.
4- Mantenha documentos importantes em ordem - Tão necessário quanto demonstrar bom desempenho na carreira é manter todos os documentos em ordem. Entre os papéis importantes, estão incluídos antigos contratos de trabalho, com os termos que definem o prazo no qual o profisisonal pode ou não trabalhar com determinado tema relacionado ao antigo emprego. O portfólio do trabalho também deve ser mantido sempre em ordem.
5- Reconheça suas limitações e valorize as qualidades - Se o funcionário for despedido, ele deve analisar todos os possíveis porquês. Dessa forma, estará mais preparado nas próximas entrevistas. Qualquer recrutador perguntará por que o profissional foi despedido e provavelmente tem referências para checar a situação com o antigo empregador. As razões devem estar alinhadas e se isso não acontecer, o profissional pode não conquistar o emprego para o qual está se candidatando. Além disso, é bom evitar ser amargo ou crítico em demasia ao falar do antigo emprego. Você pode precisar dele.

    FONTE:  cio.uol

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário