domingo, julho 14

MARCAS FAMOSAS: A HISTÓRIA DA ANTARCTICA



Que a Coca-Cola é a marca mais conhecida quando se trata de refrigerante ninguém tem dúvida. Principalmente aqui no Brasil, existe outro refrigerante, tipicamente Tupiniquim, que caiu no gosto do consumidor e conquistou uma posição de destaque no mercado. GUARANÁ ANTARCTICA é uma marca autêntica, de sabor único e original do Brasil. O refrigerante natural produzido com base no fruto de guaraná ganhou espaço na vida e nos lares de milhões de brasileiros e conquistou paladares estrangeiros em vários outros países.

A história
O produto foi lançado no mercado brasileiro oficialmente no dia 18 de agosto de 1921 pela Companhia Antarctica Paulista com o nome de GUARANÁ CHAMPAGNE ANTARCTICA. O novo refrigerante só foi lançado no mercado quando os técnicos da empresa, liderados pelo químico industrial e professor de farmácia Pedro Baptista de Andrade, conseguiram eliminar a adstringência e o amargor natural da fruta. Além do agradável sabor, uma de suas principais características era ser um refrigerante natural. Em um inteligente lance de marketing, a empresa apresentou uma bebida com características espumantes, o que contribuiu para associá-la ao champanhe, bebida com bastante prestígio junto aos consumidores na época.


Desde aquela época, a empresa já comprava o fruto do guaraná diretamente de fornecedores da região de Maués (Amazonas) para produzir o extrato na sua unidade industrial localizada na cidade de São Paulo. A famosa versão Caçulinha do GUARANÁ ANTARCTICA foi lançada em 1949, em uma simpática garrafinha de vidro de 185 mililitros, embalagem até então inédita no mercado brasileiro. As embalagens pequenas e de fácil transporte, eram perfeita para o lanche das crianças e passeios com toda a família.


Com o sucesso do produto e o aumento do consumo, a empresa percebeu no final da década de 1940, a necessidade de estabelecer um escritório na região do Amazonas, com o objetivo de facilitar o comércio do fruto, realizado diretamente em Maués. O extrato do guaraná, porém, continuou sendo produzido em São Paulo até 1962, quando entrou em atividade uma unidade industrial para extração do guaraná na cidade de Maués. Mas foi no início da década de 1970, com a preocupação de garantir a qualidade da matéria-prima, que se traduz na própria qualidade final do produto, que a empresa passou a produzir parte dos frutos para produção do GUARANÁ ANTARCTICA.


O início do plantio, em 1971, na Fazenda Santa Helena permitiu à empresa aprofundar os estudos sobre a cultura do guaraná e repassar a tecnologia e os conhecimentos desenvolvidos no local para os demais fornecedores. Assim, a Antarctica garantiria a melhor qualidade e preços menores das sementes compradas de terceiros. Os anos de 1980 começaram com uma grande novidades: o GUARANÁ ANTARCTICA em latinha. No final desta década o refrigerante ganhou sua versão diet, iniciando assim uma expansão em sua linha de produto. No ano de 1996 foram lançadas as primeiras franquias de engarrafadores fora do Brasil para a distribuição do GUARANÁ ANTARCTICA em Portugal, no Japão, na China e nos Estados Unidos. Era o início da internacionalização de uma das marcas mais genuinamente brasileira. Em 2002, já sob propriedade da AmBev, ocorreu uma reformulação no nome da marca que passou a se chamar apenas GUARANÁ ANTARCTICA, perdendo a palavra “champagne”.


No campo do marketing a marca é uma das mais agressivas do mercado, investindo milhões de reais em ações, como aconteceu em 2001, quando fechou um acordo milionário para ser patrocinadora oficial da CBF por 18 anos, tanto para a seleção de futebol masculina quanto feminina, iniciando assim um amplo processo de globalização e exposição. Em 2007, quando o GUARANÁ ANTARCTICA promoveu o GAS Festival (GUARANÁ ANTARCTICA STREET FESTIVAL), com shows de bandas conhecidas e emergentes e apresentações de grandes nomes dos esportes radicais. Ou ainda em 2008, quando a cantora Claudia Leitte, assinou um contrato de três anos, tornando-se garota-propaganda da marca até 2011.


A linha do tempo
1981
 Lançamento do GUARANÁ CHAMPAGNE ANTARCTICA em lata de folha-de-flandres.
1984
 Lançamento da garrafa de vidro de 290 ml que acabou se tornando um verdadeiro símbolo da marca.
1989
● Lançamento do GUARANÁ ANTARCTICA DIET, que continha adoçantes alternativos em sua fórmula, reduzindo assim o valor calórico do refrigerante, mas sem alterar seu sabor.
2004
 Lançamento do GUARANÁ ANTARCTICA ZERO, versão do tradicional refrigerante totalmente sem açúcar.
 Lançamento do GUARANÁ ANTARCTICA ZON (nome em referência à Amazônia), bebida com alta dose de guaraná em sua composição, se transformando no primeiro refrigerante energético do país. Adicionar mais fruta na receita sem mudar o sabor foi resultado de três anos de estudos e pesquisas. O ZON abria um novo segmento de mercado com um público bem definido: o jovem ou adulto que se dividia em diversas atividades e precisava de uma bebida energética, mas que não era consumidor de energéticos normalmente misturados a bebidas alcoólicas à noite. O produto foi descontinuado em 2006.
2006
 Lançamento, durante a Copa do Mundo da Alemanha, da edição especial chamada GUARANÁ ANTARCTICA SELEÇÃO, um refrigerante com um toque de frutas.
2007
 Lançamento, em setembro, do GUARANÁ ANTARCTICA ICE, edição especial para o verão. Inaugurando uma categoria no Brasil, a novidade foi a primeira bebida gaseificada brasileira que possuía o efeito “cooling”, que garantia uma agradável sensação refrescante que gelava a garanta após a ingestão.
 Lançamento, em dezembro, do picolé GUARANÁ ANTARCTICA, em associação com a Kibon. O produto surpreendeu vendendo 4.5 milhões de unidades em apenas um mês.
2008
 Lançamento do GUARAH, uma bebida que une a refrescância com a fórmula secreta do GUARANÁ ANTARCTICA, além de ser levemente gaseificado e não conter açúcar. A marca foi buscar nas lendas dos índios Saterê Maués o nome do seu novo produto. Guarah, para os índios que descobriram o guaraná, quer dizer “ave das águas”. O desenvolvimento do novo produto levou mais de um ano e foi conduzido apenas pelas duas pessoas que conhecem integralmente a fórmula do GUARANÁ ANTARCTICA. Guarah tem como principal destaque o líquido que, mesmo contendo extrato natural de guaraná, como o refrigerante original, é incolor, uma inovação jamais realizada no mundo.
 Lançamento da maior embalagem do mercado brasileiro, a garrafa com 3,3 litros.
2010
 Lançamento do GUARANÁ ANTARCTICA AÇAÍ, que oferece dupla energia com um sabor único: guaraná e açaí. O novo produto foi lançado com o slogan “Dupla energia com sabor natural”.
2012
 Lançamento em edição limitada do GUARANÁ ANTARCTICA ZERO em latas sleek (com 269 ml).
 Lançamento da garrafa de 2 litros produzida com resina de PET 100% reciclada.


O cultivo
O GUARANÁ ANTARCTICA é fabricado com o extrato da própria fruta (100% da região amazônica), o que conserva suas características principais. As matérias-primas aromáticas que compõem o buquê – basicamente óleos essenciais naturais, acrescidos de outros compostos de extratos aromáticos extraídos de frutas cítricas – são elaboradas na própria empresa. A Fazenda Santa Helena, localizada na Amazônia, é considerada um grande e moderno laboratório. O trabalho realizado na área é pioneiro. O guaraná, antes cultivado de forma extrativista pelos agricultores da região, passou a ser estudado. Os primeiros pés do fruto foram plantados como a uva, com armações de madeira e arame, com base na observação de que a planta, no meio da floresta, se agarra e escala nas árvores. Mais tarde, verificou-se que o guaraná só tem este comportamento devido à sua necessidade de sol, que faz com que suba nas árvores para superar a sombra formada por elas. A experiência demonstrou que, em ambiente aberto, o guaraná cresce naturalmente, sem necessidade de se agarrar como as videiras. Na fazenda da Antarctica, até hoje se estuda qual o melhor tipo de solo, de combate a pragas, de culturas paralelas, etc. Foi também no local que se descobriu a importância do ecossistema original na reprodução do fruto. Por não ser hermafrodita o guaraná depende de agentes externos para reproduzir-se. É por essa razão que os 430 hectares de área cultivada da Fazenda Santa Helena estão distribuídos em 34 quadras dentro da mata nativa, promovendo o equilíbrio ecológico. A área total da fazenda é de 1.070 hectares.


O marketing digital
Talvez nenhuma outra marca brasileira lide tão bem com o mundo digital como o GUARANÁ ANTARCTICA. Um exemplo disso aconteceu no mês de agosto de 2011, quando GUARANÁ ANTARCTICA se tornou a primeira marca brasileira a atingir um milhão de fãs na rede social Facebook. Em 2013, para comemorar o enorme sucesso nos meios digitais, foi lançada uma lata azul em ação para comemorar os 10 milhões de fãs declarados da marca no Facebook. A empresa produziu 10 milhões de latas em edição limitada com o logotipo da popular rede social, trocando sua tradicional cor verde pelo azul do Facebook. Atualmente (maio de 2013) a Fan Page da marca no Facebook ultrapassou a barreira de 12 milhões de fãs.


Propagandas que fizeram história
O GUARANÁ ANTARCTICA sempre teve uma presença marcante no mercado publicitário com peças impressas, spots de rádio e comerciais de televisão inesquecíveis. Quanto aos ouvidos, dificilmente alguém não reconheça os jingles do GUARANÁ ANTARCTICA. Tudo começou o início da década de 1990 quando era preciso mudar o posicionamento do produto e da marca, criando uma campanha publicitária que ganhasse a simpatia do consumidor.


Associando o produto com momentos bons da vida criou-se o que podemos chamar de “Lovemark”. Em 1991 o publicitário Nizan Guanaes criou dois jingles geniais partindo da ideia de utilizar a música, uma forma poderosa de comunicação, para atribuir ao GUARANÁ ANTARCTICA o mérito pelos bons momentos causados por outros produtos. E esses produtos eram: a pipoca e a pizza. Existem jingles que marcam gerações e com certeza este caso é um grande exemplo. O resultado você confere abaixo:


Pipoca e Guaraná 
Pipoca na panela começa a arrebentar 
Pipoca com sal – que sede que dá! 
Pipoca e Guaraná, que programa legal! 
Só eu e você e sem piruá 
Eu quero ver pipoca pular - pipoca com guaraná 
Eu quero ver pipoca pular, pular 
Soy loca por pipoca e Guaraná.




Pizza e Guaraná 

Eu não vejo a hora de te encontrar 
Te ver mais uma vez e saborear 
Meia mussarela, meia aliche ou calabresa 
romana, quatro-queijos, marguerita e portuguesa 
Como é bom te ver! Você chegou na hora H 
Adoro pizza com Guaraná.


A evolução visual
Durante 80 anos conhecido como GUARANÁ ANTARCTICA CHAMPAGNE, a marca ganhou uma nova nomenclatura somente em 2002, quando passou a se chamara apenas GUARANÁ ANTARCTICA.


A tradicional lata do refrigerante, que inicialmente era vermelha, passou por transformações radicais ao longo dos anos, ganhando um visual mais arrojado e moderno. A última alteração ocorreu em 2011 quando foi reforçado em sua embalagem os conceitos de brasilidade, naturalidade e energia que acompanham a marca desde sua criação. A nova identidade visual foi inspirada no conceito “energia contagiante do brasileiro”, representada através de um jogo de luz atrás do logotipo, assim como um verde mais escuro, que reforça a naturalidade e destaca a marca no ponto de venda.


Os slogans
Energia que contagia. (2009)
É o que é. (2007)
Zero de açúcar, tudo de sabor. (2007, GUARANÁ ANTARCTICA ZERO)
O Guaraná que gela a goela. (2007, GUARANÁ ANTARCTICA ICE)
Guaraná Antarctica e você. Ninguém Faz Igual. (2005)
A pedida natural. (2003)
Seja o que for, seja original. (2002)
Tudo pede Guaraná Antarctica. (1999)
O único que conseguiu imitar o sabor do Guaraná Antarctica. (1995, linha Diet)
Este é o sabor. (1991)
O Original do Brasil. Guaraná Antarctica, o pique total. (1985)
Guaraná Antarctica, o brasileirinho. (1980)
Todo mundo tem sede de natureza. (1977)
Seja você mesmo, beba Guaraná Antarctica. (1974)
Viva mais com Guaraná Antarctica. (1972)


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento: 18 de agosto de 1921
● Criador: Companhia Antarctica Paulista
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Companhia de Bebidas das Américas (AmBev)
● Capital aberto: Não
● Presidente: João Castro Neves
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 20 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Refrigerantes
● Principais produtos: Refrigerante a base de guaraná
● Concorrentes diretos: Kuat, Dolly, Guaraná Jesus, Sprite e Fanta
● Ícones: A embalagem caçulinha
● Slogan: Energia que contagia.

A marca no mundo
O produto é extremamente conhecido no exterior, principalmente no Japão, onde lidera um ranking de dez diferentes marcas, além de ser encontrado em mais de 20 países na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. No Brasil é líder absoluto em seu segmento com 37% de participação de mercado, presente em mais de 1 milhão de pontos de venda e estando entre os 15 refrigerantes mais consumidos do mundo com um volume anual superior a 820 milhões de litros. Hoje em dia o GUARANÁ ANTARCTICA é fabricado no Brasil, Portugal e Japão. Atualmente o refrigerante é comercializado em embalagens 1 litro (retornável), PET de 600 ml, 1,5 litros, 2 litros, 2,25 litros, 2,5 litros e 3,3 litros; caçulinha (237ml); garrafa de vidro de 290 ml e lata de 350 ml.

Você sabia?
 De 1921 até hoje, a composição do GUARANÁ ANTARCTICA manteve-se imutável nas suas características sensoriais, de sabor, aroma e corpo. Evoluiu, porém, na tecnologia do processamento, embalagem e visual. Hoje, só existem duas pessoas que manipulam o extrato do GUARANÁ ANTARCTICA, fórmula secreta que nenhuma concorrente conseguiu jamais copiar à risca.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).


FONTE: mundodasmarcas

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