quinta-feira, julho 18

Minuto Ciência está aberto a inscrições até 30 de agosto


 O Minuto Ciência 2013, realizado pelo Festival do Minuto com apoio da FAPESP, está aberto a inscrições até o dia 30 de agosto.
São oferecidos três prêmios de R$ 2 mil aos autores dos melhores trabalhos e um prêmio especial de R$ 4 mil, além de um troféu, para o vencedor, que será escolhido por voto popular ao final do concurso. A premiação será conferida pelos organizadores.
Vários candidatos já enviaram vídeos, que podem ser assistidos emwww.festivaldominuto.com.br/contests/326?locale=pt-BR.
O objetivo da iniciativa é despertar a curiosidade e incentivar o interesse em ciência na população. Podem ser inscritos vídeos com temas científicos em todas as áreas do conhecimento e em qualquer formato: de filmes de animação a vídeos feitos com câmeras digitais, celulares ou iPad.
Para aumentar o interesse sobre o tema tanto em quem produz como em quem assiste aos filmes do festival, a proposta é dar espaço a trabalhos que retratem diferentes visões do que é ciência, ajudando a modificar a forma estereotipada com que muitos ainda a veem.
Em 2012, quando o festival propôs aos participantes retratar em apenas um minuto diferentes maneiras de ver a Ciência, surgiram ideias criativas, traduzidas em imagens instigantes, de gravações em vídeo a animações mais elaboradas.
Na primeira edição do festival com o tema Ciência participaram professores e estudantes do ensino médio, universitários, pós-graduandos e pesquisadores, que expressaram, com recursos variados, diferentes percepções sobre o tema proposto.
Ao todo, o Minuto Ciência 2012 teve 264 vídeos concorrentes, dos quais 87 competiram na categoria “Minuto na Escola Ciência”, voltada para alunos do ensino fundamental e médio, matriculados em escolas públicas estaduais de São Paulo. Em 2012 a categoria “Minuto Ciência”, direcionada ao público em geral, recebeu 177 inscrições. Após serem vistos pela curadoria, os vídeos selecionados ficam disponíveis no site do festival.
Para José Arana Varela, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP, a missão da Fundação é apoiar tanto a produção da ciência – e a pesquisa de modo geral –, como a sua divulgação para o público, o que justifica o apoio ao concurso.
“O campo da ciência oferece espaço para a criatividade e o uso de diferentes mídias é muito propício para a sua divulgação, sobretudo aos mais jovens, que podem ter em festivais como esse um estímulo para a busca de soluções para diferentes questões. O festival do Minuto Ciência pode inspirar não apenas o surgimento de novos cineastas, mas também de novos cientistas”, disse.
Mais informações: www.festivaldominuto.com.br. 
 


FONTE: FAPESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário