sexta-feira, julho 19

Jogo ensina mais de mil universitários a empreender



Sabe aquele incômodo que dá toda vez que se ouve falar em um dado ruim da educação brasileira? Se você é universitário vai poder transformar esse mal estar em ideia na próxima quarta-feira, 15 de maio. E o melhor: brincando. A Artemísia, primeira aceleradora do Brasil voltada a apoiar negócios sociais, promove a terceira edição do Choice Day, evento gratuito que ocorre simultaneamente em 86 universidades de 12 estados do Brasil com o objetivo estimular mais de mil jovens a criar empresas que possam melhorar a educação do país. Neste ano, os workshops ocorrerão em torno de um game que apresenta os desafios educacionais brasileiros e explica como montar um negócio social.

Assim, neste ano, a intenção da Artemísia com o Choice Day é dupla. A primeira, como vem acontecendo nos anos anteriores, é estimular nos jovens a vontade de empreender um negócio social – termo que ganha cada vez mais adeptos no Brasil e é usado para designar empresas financeiramente autossustentáveis destinadas a resolver um problema social. A segunda é apresentar o campo da educação como um dos possíveis para o lançamento de novas empresas. “É cada vez maior o interesse dos universitários em trabalhar para melhorar a educação. No Choice Day ocorre o lançamento do Choice Game, que convida os universitários a entender qual é a escolha deles para melhorar a educação no Brasil”, afirma Talita André, uma das organizadoras do evento.
crédito Divulgação
 
O jogo é dividido em duas etapas. Na primeira, os participantes dos workshops serão divididos em equipes e deverão responder se a afirmativa que ouvem sobre educação brasileira é mito ou verdade – boa parte delas coletadas em matérias do Porvir. A cada acerto, pontos são ganhos. Na segunda etapa, um participante de cada equipe se torna um investidor, que ganha uma quantia em dinheiro para investir no decorrer do game, e os demais seguem como empreendedores.
Os grupos recebem então um desafio da educação – como tornar a escola mais interessante para diminuir a evasão ou como garantir que crianças de até 8 anos se alfabetizem, por exemplo. As equipes deverão criar, em 20 minutos, um negócio financeiramente sustentável que ajude a resolver o problema ou atenuá-lo. Nesse momento, os investidores podem fazer até uma pergunta por grupo que os ajude a tomar sua decisão futuramente.
Ao longo do tempo de elaboração do negócio, com os pontos ganhos na primeira parte do jogo, os jovens podem comprar três tipos de dicas: sobre como montar negócios sociais; sobre tendências da educação; e ainda com dados que os ajudem no seu problema especificamente. Na sequência, os times precisam apresentar sua proposta em três minutos para o grupo de investidores. Estes ouvirão os modelos de negócios criados e decidirão quanto investirão em cada empresa. Eles não podem terminar com dinheiro no bolso. Ganha a empresa que levantar mais recursos.
Para participar, basta acesssar o site do Choice Day, selecionar um estado e entrar em contato com um dos 87 embaixadores do movimento. Caso um estado ainda não tenha workshops programados, os interessados podem enviar uma mensagem para a Artemísia solicitando um em sua cidade. Os embaixadores são também jovens universitários, mas que participaram, no início do ano, de uma formação promovida pela aceleradora em negócios sociais. Além do jogo, que vai acontecer em todos os workshops, os embaixadores podem oferecer outras atividades, como palestras e bate-papos relacionados a empreendedorismo. A participação é gratuita.

FONTE: porvir

Nenhum comentário:

Postar um comentário