sexta-feira, julho 19

Dicas para se manter sempre inspirado


Copyright: shutterstock / maiwharn
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Atualizar o blog com frequência é uma das práticas essenciais para uma boa estratégia de marketing de conteúdo, afinal, se você abandonar seu blog às traças imagine o que um possível cliente irá pensar sobre a maneira em que você irá atendê-lo? Lembre-se, é melhor não possuir um blog do que deixá-lo abandonado.
Mas, como você está aqui lendo esse texto, partirei do princípio que você atualiza seu blog com uma certa frequência. Nesse caso você provavelmente já teve o problema de não saber sobre o que escrever, olhando sem esperanças para a página de “adicionar novo post” do WordPress, esperando que uma ideia venha à cabeça. Sim, isso é frustrante, e é por isso que irei te ajudar com alguma dicas para você superar essa barreira. Eu entendo sua dor!

Acompanhe notícias do seu mercado


Acompanhar o seu mercado é algo básico que você provavelmente já está fazendo, mas como é também é extremamente importante esse ponto está aqui só para você nunca se esquecer. Sempre se mantenha informado sobre seu mercado, pois você nunca irá saber tudo! Procure quais são os melhores blogs da área e assine o RSS deles, curta as páginas no Facebook e sempre separe uma horinha por dia para se manter atualizado.
Quanto mais informação você absorver, mais conhecimento terá para elaborar novas pautas para seu blog e, principalmente, conseguir escrever textos interessantes e originais que atrairão seu público.

Converse com seu time


Se você é responsável pelo marketing da sua empresa sua função é entender claramente qual a percepção que o mercado precisa ter dela e agir de maneira que essa imagem seja passada de maneira correta para seu público. Essa visão macro é importantíssima, mas às vezes para se responder alguma pergunta específica que irá ajudar seu público, pode ser necessário conversar com outros membros do seu time.
Departamentos de venda, por exemplo, são uma ótima fonte de inspiração, pois são eles que estão na linha de frente, no cara-a-cara com possíveis clientes e estão todo dia respondendo dúvidas e vendo o que é mais interessante na hora de se fechar mais uma venda. O seu departamento de suporte também, provavelmente melhor do que você, quais são as principais dúvidas que seus clientes possuem. Aproveite esses conhecimentos (se possível, crie um canal oficial para eles ajudarem com ideias de conteúdo) para ter ideia de posts informativos que serão realmente úteis para seu público.

Leia os comentários do seu blog


Se o seu blog já está rodando e possui alguma tração é bem provável que já haja alguns comentários que podem ser uma fonte útil de inspiração, afinal, serão dúvidas reais de leitores interessados no que você tem a dizer. Caso seu blog esteja só começando não há problemas, basta ler os comentários deixados em blogs que sejam referência no seu mercado.

Visite fóruns de discussão


Da mesma maneira que os comentários de blog são uma boa fonte de informação, os grupos de discussão também possuem milhares de conversas que são uma das melhores maneiras de se entender o que passa pela cabeça do seu público-alvo. Com isso é possível não só ter ideias de conteúdo como tentar enriquecer a conversa com seus textos, vídeos ou infográficos.
A Internet é um lugar em que é possível encontrar comunidades de pessoas apaixonadas sobre absolutamente tudo, então é só uma questão de procurar um pouco. Sites com o Quora (em inglês) ou até mesmo grupos de discussão do Facebook são um bom lugar para começar a procurar.

Olhe o calendário


Essa é bem simples: nós estamos no Brasil, todo dia tem alguma comemoração ou data especial ou feriado e, muitas vezes, pode ser uma oportunidade de se escrever algum texto associando seu negócio à próxima data comemorativa relevante. Além de ser um exercício interessante de pesquisa e criatividade, a procura por palavras-chave associadas a feriados sobem bastante quando esses se aproximam.

Saia da sua rotina habitual


Você está sentado em frente ao PC há horas buscando algum assunto interessante para blogar, mas não encontra nada? Tudo que você encontrou nos melhores blogs do seu mercado já foi dito ou não é relevante para seu público? Bem, é hora de sair da sua rotina habitual e começar a entrar em contato com outros assuntos e novidades.
A criatividade funciona de maneira associativa, ou seja, você precisa ficar sempre alimentando sua mente com novas informações para que ela faça conexões e você tenha boas ideias. O ponto é que não controlamos essas associações e, geralmente, elas surgem de lugares inesperados. Em um famoso discurso Steve Jobs menciona como o fato dele ter estudado caligrafia, o que ele a princípio acreditou ser algo sem nenhum uso prático, foi crucial para o desenvolvimento do primeiro Mac OS.
Então, se você está agarrado, vá ler uma revista sobre moda, saúde, trabalhos manuais, qualquer coisa que não seja do seu mercado, saia do computador e vá dar uma volta em um parque ou algum lugar que nunca tenha ido. Tudo isso pode te ajudar, no curto e longo prazo, a ter novas ideias realmente criativas.

Reaproveite seu conteúdo


Reaproveitar seu conteúdo também é uma boa maneira de se manter um blog atualizado quando estamos sem ideias. Se você ainda está sem ideias sobre o que escrever no blog hoje, dê uma olhada em todo o conteúdo que você já criou e veja se há algo que pode ser reaproveitado.
É claro que reaproveitar não significa simplesmente escrever a mesma coisa novamente. Significa buscar os assuntos que você já cobriu e ver se há alguma oportunidade de explorá-los mais aprofundadamente, sob uma nova ótica ou atualizá-lo com novas informações.
Não precisa ter vergonha de fazer isso, não é picaretagem e é algo muito usado para manter estratégias de máquina de conteúdo rodando.

Extra: tome notas


Uma das características mais importantes de um bom gerador de conteúdo é estar sempre atento, pois uma ótima ideia pode surgir a qualquer momento. Esteja sempre pronto para poder anotar essas ideias e recuperá-la mais tarde. Carregue sempre um bloco de anotações (um moleskine, se você tiver uma tendência hipster) ou, se tiver um smartphone, eu recomendo seriamente que você comece a usar o Evernote. O Evernote é um ótimo aplicativo para guardar anotações rápidas de maneira organizada e recuperá-las a qualquer momento em qualquer aparelho com conexão à Internet.
Bem, você já tem as dicas, agora é colocá-las em prática e começar a escrever! Você costuma fazer algo diferente para buscar inspiração? Estou curioso para saber, nos comentários!


FONTE: rockcontent


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