sábado, julho 20

EUA lança programa de reciclagem de ligas de alumínio aeroespacial


Aviãook

A Boeing, uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo, agora fará a reciclagem de ligas de alumínio utilizadas na fabricação de seus aviões. O programa, chamado “Ciclo Fechado”, foi anunciado na França e será executado em parceria com a Alcoa, uma das principais produtoras de alumínio primário do mundo.
O objetivo é reciclar as ligas de alumínio usadas na produção de componentes de asa e fuselagem de aviões Boeing, como folhas, placas e perfis extrudados em alumínio. A princípio, é prevista a reciclagem de cerca de 3,5 mil toneladas de alumínio por ano.
A reciclagem em circuito fechado é planejada de forma a minimizar o desperdício de materiais. Todas as sobras de produção são separadas nas fábricas e recolhidas nas instalações da Boeing em Auburn e Wichita, nos EUA.
Depois, são transportadas para as instalações da Alcoa em Lafayette (Indiana, EUA), onde acontece a fundição do metal e o processo de reciclagem, no qual o alumínio é destacado de outros componentes que formam as ligas e volta ao processo produtivo para várias aplicações – uma das vantagens é que o material não perde suas características quando reciclado.
O novo programa também lança as bases para a ampliação das atividades de coleta de sucata junto a empresas contratadas pela Boeing e para a inclusão de outras formas de sucata de alumínio, inclusive resíduos da usinagem de peças.

FONTE: superinteressante

Nenhum comentário:

Postar um comentário