quarta-feira, julho 17

FRANQUIAR É UMA DAS SAÍDAS PARA MOMENTOS DE CRISE

alt

Franquiar ou Morrer? A frase parece exagerada. Mas, ao analisarmos o nosso cenário econômico e o momento do mundo, percebemos que a competição tende a se acirrar ainda mais no nosso mercado e o Brasil passa por um intenso processo de descentralização do potencial de consumo, onde o nordeste e regiões afastadas do eixo Rio - São Paulo crescem a taxas muito maiores e com um potencial de consumo enorme
 Essas regiões estão fazendo com que inúmeras redes nascidas nos grandes centros concentrem suas estratégias de crescimento a milhares de quilômetros de suas bases. Por outro lado, operações internacionais globais olham para o Brasil como um celeiro de oportunidades, uma terra com democracia, potencial de crescimento, cultura de fácil adaptação e moeda em fortalecimento. Temos aqui um cenário perfeito para que diversos players de outros países cansados do crescimento vegetativo europeu e receosos com as recentes instabilidades da economia norte americana – façam de tudo para fincarem suas bandeiras em terras tupiniquins.
 Neste contexto, o empresário varejista brasileiro é obrigado a crescer para não morrer, ganhar escala e escopo para poder competir num novo ambiente mais competitivo e, quando a captação de recursos não é tão simples quanto parece e a adaptação regional muitas vezes pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso, as franquias aparecem como a solução perfeita para o problema. Crescer usando o capital de terceiros e o conhecimento local dos operadores pode dar às empresas varejistas a chance de acelerar sua expansão, imprimir uma marca de amplitude nacional, aumentar seu poder de negociação com fornecedores, aumentar sua capacidade de gestão e se proteger da chegada de concorrentes internacionais, geralmente mais profissionais, eficientes e capitalizados.
Profissionalização X Abertura de capitais
O varejo brasileiro passará ainda por um intenso processo de profissionalização, que já começou com o surgimento de diversos grupos que gerem inúmeras marcas e com a abertura de capital de outras operações, mas ainda há muito para caminharmos. A informalidade, que ainda permeia muitos negócios, a gestão familiar centralizadora, o comodismo, a ausência de processos e outras práticas que são comumente vistas, tendem a diminuir ou sumir quando uma rede opta por crescer com franquias. O franqueado, que em muitas vezes é visto como um mal necessário, é um grande fiscal da gestão de sua empresa e passa a dividir com o varejista, o risco pelo sucesso de seu negócio, agindo como um auditor de muitos processos e exigindo evolução constante.
Etapas
Aderir ao sistema de franquias não é uma etapa fácil, ao contrario do que alguns podem pensar. Além de uma grande lição de casa jurídica, há outros pontos onde o empresário brasileiro sente dificuldade. Dentre eles, cito cinco:
- Profissionalização – uma empresa franqueadora tem que ser profissional, se quiser atrair bons franqueados. Estes franqueados avaliarão seu negócio antes de colocarem seu capital – muitas vezes resultado de uma vida de trabalho – no seu negócio;
- Gestão por processos – cuidar de uma rede cinco ou dez vezes maior que a rede que deu origem às franquias é uma tarefa complexa, que só irá funcionar se os processos forem bem estabelecidos e executados. Se há dificuldade de padronização em unidades próprias, imagine em franquias autônomas;
- Relacionamento – para quem sempre esteve acostumado a lidar com funcionários, ter um franqueado muitas vezes exigindo atitudes, não é fácil e o negócio de franquias é totalmente dependente de relacionamento;
- Ansiedade – é comum redes errarem pela ansiedade em abrir lojas, muitas vezes abrindo lojas em locais que não comportam ou com franqueados fora do perfil ou pouco capitalizados. O franqueador tem que ter a ciência de que sua receita não deve vir da taxa de franquias e que não se faz experiências com o investimento de terceiros.
- Equipe – gerir uma rede demanda gente competente, que conheça de franquias, que conheça o seu negócio, que esteja motivada e treinada. Isso não é barato, nem fácil de conseguir e pode fazer toda a diferença no resultado.
São inúmeros os casos de empresas que venceram esses desafios e estruturaram redes fortes com base no sistema de franquias, capazes de competir com operações internacionais no Brasil e em alguns casos, fora do pais.
As oportunidades estão aí, a palavra de ordem é crescer.

FONTE:  brweek

Nenhum comentário:

Postar um comentário