domingo, julho 14

INVENTOR BRASILEIRO CRIA TRANSPORTE PÚBLICO MAIS SEGURO E EFICIENTE

Há 35 anos, o inventor brasileiro Oskar Coester criou um sistema de transporte público de massa sobre trilhos muito mais seguro, movido a ar. Chamada de Aeromóvel, a tecnologia funciona há 23 anos na Indonésia, mas só agora deve ser implementada no Brasil, na cidade Porto Alegre.
 
De forma simples e genial, Oskar explica os dois insights que foram essenciais para a criação do novo conceito:
1) Empilhar coisas: assim, como colocamos uma casa em cima da outra, a eficiência em transporte de massa para pelo aumento do volume de passageiros, concepção de vias expressas elevadas e eliminação de obstáculos;
2) Não carregar peso morto: hoje, um automóvel de 1 ton carrega uma pessoa de menos de 80 kg, ou seja, movimentamos mais de 10 vezes mais peso que o necessário. Como o Aeromóvel é 3 vezes mais leve, ele precisa de muito menos energia para ser ativado e faz com que o sistema de propulsão a ar seja viável.
 Esta história foi contada no programa Cidades e Soluções, da Globo News – aliás, uma ótima dica para quem quer acompanhar inovações simples e elaboradas para desafios das empresas e cidades. Além da genialidade da invenção, o que nos chamou muito a atenção foi a sabedoria e a serenidade do inventor. A partir do minuto 21, ele fala:
“Hoje eu luto por ideias. Uma empresa precisa servir a sociedade antes de servir a ela própria. Eu acho que sem isso, nós não vamos adiante. Com o egoísmo, tu estás dando um tiro no próprio pé. Se todo mundo estiver mal, tu nunca vais estar bem. Eu acho que temos que lutar com unhas e dentes. De repente, tu só consegues um grãozinho de areia. Mas acho que avançamos um pouco. E o meu sentimento é só de agradecimento.”
Assista ao programa na íntegra abaixo.



FONTE: sustentabilidadenaempresa


Nenhum comentário:

Postar um comentário