sexta-feira, julho 12

ANDERSON SILVA PERDEU; A PUBLICIDADE AINDA MAIS

A utilização de figuras populares como garoto propaganda pode trazer um grande retorno mas o risco envolvido também é grande






A utilização de artistas em campanhas publicitárias atuando como garoto propaganda não é novidade. Esse recurso vem sendo utilizado pela mídia publicitária há algum tempo. Os artistas da televisão sempre foram os preferidos, no entanto, desde a década de 90, os esportes populares foram se consolidando como grandes “fazedores” de celebridades publicitárias.
No Brasil, devido à enorme popularidade do futebol, diversos craques foram garoto propaganda de várias campanhas publicitárias. Dentre os principais, tivemos Roberto Carlos, Kaká, Ronaldo, e mais recentemente, Neymar. Este último é um fenômeno de publicidade sendo garoto propaganda de diversas empresas dos mais variados ramos de atividade.
Mas não é só no futebol que despontam os ídolos esportivos brasileiros, Guga, por exemplo, fez muito sucesso no início dos anos 2000, e nos tempos atuais, Anderson Silva vinha sendo abordado como um herói nacional e figura fundamental na popularização do UFC no país. Porém, eis que se fez presente um dos maiores riscos da utilização de um garoto propaganda: A figura popular escolhida para representar o produto ou a marca “pisou na bola”. E olha que não era um jogador de futebol!
Justamente quando grandes empresas “compraram” a imagem de Anderson Silva e estavam usando a sua imagem de maneira exaustiva em propagandas na televisão e na internet, Anderson menosprezou um adversário numa luta e perdeu de maneira bisonha. Eu que não entendo nada de UFC, fiquei impressionado! Não era possível que um campeão como Silva perderia de maneira tão bizarra! Anderson brincou em plena luta e foi derrubado como realmente deveria ser!
A imagem de herói nacional parecia derreter como gelo esquecido na pia da cozinha. Mal havia terminado a luta e Anderson Silva era criticado ferozmente por pessoas na internet durante a madrugada. Ao longo do dia, as criticas foram aumentando e a imagem de Anderson Silva se deteriorando. Tenho certeza que as empresas que haviam contratado Anderson como garoto propaganda não estavam muito satisfeitas. Não pela derrota de Anderson, mas pela sua atitude que precedeu a sua derrota. A soberba e a prepotência não são bem vistas pelo público em geral.
Mas na vida tudo possui risco, no mundo dos negócios não é diferente. Ao utilizar uma celebridade como garoto propaganda as empresas sabem do risco que estão correndo. E o mais interessante é que Anderson Silva era visto como uma aposta de pouco risco. Ele era o melhor da sua modalidade e ainda possuía uma personalidade tranquila, não tendo como costume o envolvimento em polêmicas fora do ring. Mas todos estão sujeitos a erros e Anderson Silva não é diferente. Sem dúvida alguma, os estudantes de Marketing ganharam um bom caso para estudar!
Anderson Silva perdeu, mas a publicidade perdeu ainda mais!

FONTE: administradores

Nenhum comentário:

Postar um comentário