Como utilizar o Mendeley para realizar citações e referências em artigos, dissertações, teses e demais trabalhos acadêmicos.

1. INTRODUÇÃO

1.1 Utilidade do Mendeley
Realizar Citações e Referências em artigos, dissertações e teses.
1.2 Vantagens
Faz as citações no decorrer do texto e prepara automaticamente a lista de Referências ao final do trabalho.
Tem suporte para vários tipos de normas: APA, ABNT, IEEE, Harvard etc.
Caso você precise alterar a norma de citação de um artigo (Exemplo: ABNT para APA) ele faz essa mudança facilmente com um só comando.
1.3 Desvantagens
Inicialmente, é bom frisar que o software não faz milagre, não é uma bala de prata, não é a salvação daquele seu paper para o congresso que deverá ser entregue hoje a noite até as 23:59hs. Mas ele é muito útil se você puder gastar um tempinho para registrar suas referências, a partir do 2º ou 3º artigo o tempo investido para prepará-lo já terá compensado!

2. CADASTRAR AS REFERÊNCIAS

Bom, como disse, o software não faz milagre, você precisa cadastrar nele as referências que você utiliza. Se você está fazendo uma dissertação ou uma tese e certamente já tem uma pasta com uma quantidade generosa de artigos salvos em seu computador pode começar por ela!
Eu sei que ela está bagunçada, só você consegue encontrar os artigos lá, que você prometeu que um dia iria arrumar etc. Mas esqueça isso, se todos os arquivos estiverem em uma só pasta já está bom. ;)
Após a instalação do Mendeley vá no menu ‘File / Add Folder’ (Figura 1, Item 1), e escolha a pasta com seu acervo.
Na sequência, o Mendeley importará toda sua bibliografia para o sistema (Figura 1, Item 2). Na lista o sistema disponibilizará todos os seus arquivos da pasta selecionada. Agora, esse é o momento que eu falei que precisará gastar um tempo, pois alguns arquivos você verá que o Mendeley já extrai todas as informações corretamente (título, autor, periódico, ano, volume, páginas etc.) e faz o cadastro automático.
Mas com algumas referências o Mendeley não consegue fazer (principalmente artigos de congresso, dissertações e teses), tornando-se necessário então você clicar no arquivo e conferir ou preencher aquela janela a direita (Figura 1, Item 3). Caso queira ver o arquivo, não é necessário abrir ele fora do Mendeley (pdf), de dois clique no arquivo (na lista ao centro) e o Mendeley abre o arquivo para você dentro do próprio software.
Como fazer citações no Mendeley
Figura 1 – Layout Mendeley
Um outro recurso é utilizar a ferramenta de busca do sistema (Figura 2), você digita uma parte do título ou autor e ele procura nas referências online do Mendeley, caso encontre você poderá apenas importá-lo, sem ser necessário digitar.
Como fazer citações no Mendeley
Figura 2 – Busca online no Mendeley

3. FAZER AS CITAÇÕES NO TEXTO

Quando você instala o software ele cria no seu editor de texto um recurso na Aba Referências do Mendeley (Figura 3).
Como fazer citações no Mendeley
Figura 3 – Mendeley no MicrosoftWord
Para fazer as citações, clique em ‘Insert Citation’. Ao clicar, o sistema irá abrir a seguinte janela (Figura 4).
Como fazer citações no Mendeley
Figura 4 – Como inserir citações
Clique no campo de busca e digite qualquer tipo de informação da referência que quer citar, pode ser nome do autor, título ou ano. Enquanto você digita perceberá que o sistema irá mostrar uma lista de opções de acordo com as informações que você insere. Quando você encontrar a referência que deseja na lista, basta clicar. Se for mais de uma citação, você pode clicar novamente no campo de busca (sem clicar em ok) e continuar escolhendo as novas citações. Ao término, clique em ‘OK’.
PRONTO, SUA CITAÇÃO ESTÁ FEITA!
Provavelmente você terá uma citação semelhante a esta:
(COOPER; SCHINDLER, 2003; SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013)
Eu queria fazer uma citação no decorrer do texto e não entre parênteses, o que eu faço?
Basta clicar na citação (no texto normal do trabalho) e alterar manualmente, depois que terminar clique fora da citação. Neste momento, o sistema perguntará se você quer manter a alteração conforme sua configuração manual ou voltar para a configuração do sistema, clique em manter manual.
Fazer a configuração manual não prejudica em nada o recurso de elaboração das referências ao final.
E a página da citação direta, como fazer?
Neste caso, você tem a opção de fazer quando está escolhendo os autores ou então depois editando a citação. Se for no momento da citação, após escolher o autor, clique na citação que fez, no sobrenome do autor por exemplo (antes de clicar em ‘ok’) (Figura 5).
Como fazer citações no Mendeley
Figura 5 – Como inserir citações
Ao clicar abrirá a seguinte janela (Figura 6), você poderá então colocar as informações necessárias para complementar sua citação (número de página etc.) e depois basta clicar em ‘OK’.
Como fazer citações no Mendeley
Figura 6 – Como inserir citações
RESULTADO:
(SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013, p. 100)

4. INSERIR AS REFERÊNCIAS

Ao final do trabalho posicione o cursor do texto na página das referências e clique em ‘Insert Bibliography’. O Mendeley fará uma conferência de todas as citações que tem no texto e irá preparar as referências de acordo com o Estilo que está utilizando (APA, ABNT etc.).
Como fazer citações no Mendeley
Figura 7 – Como inserir as referências
RESULTADO:
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 7 ed. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.
As referências podem ser elaboradas a qualquer momento, não só no final. Caso faça durante a elaboração do artigo a cada nova citação que você fizer o software insere a referência, e da mesma forma, se excluir algum autor ele também será retirado das referências. Claro que é sempre bom fazer uma checagem rápida e ver se estão corretas as referências.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Objetivo deste tutorial era apresentar de forma simples e rápida a forma de utilizar o Mendeley para citações e referências. O sistema tem mais funcionalidades, mas um tutorial mais longo tornaria-se cansativo e você tem uma dissertação ou tese para fazer também, não teria tempo de ler… não se engane. Espero que tenha contribuído! Bom Trabalho!
Elaborei também um tutorial em vídeo, caso prefira: