quinta-feira, maio 22

Derrubando mitos sobre clientes

Uma mentira dita 1.000 vezes torna-se uma verdade!
Existem algumas frases e bordões que dominam as conversas onde existe qualquer citação sobre algum tipo de cliente. O que percebemos é que na maioria das vezes o cliente leva a fama de chato e é sempre o culpado. Mas não é bem assim que funciona! Acompanhe abaixo alguns mitos comuns sobre clientes.

Cliente bom é cliente fiel (Mito)

No meu ponto de vista não existe cliente fiel ou vitalício. O que existe é a preferência pela marca, uma vantagem, uma ideia ou facilidade que faz com que o cliente compre da empresa A ou B. Descubra o porquê o cliente compra de você ou pelo que ele deixaria de comprar. Muitas vezes a escolha é bem diferente de um cliente para outro, o importante é descobrir o que é importante para cada um. Entender esse motivo é um diferencial para a empresa.

O cliente sempre este errado/ O cliente nunca tem razão (Mito)

Essa é a verdade mais dura que os empreendedores têm que concordar, o cliente tem SIM sempre razão! O cliente é quem paga o salário de todos na sua empresa, queira ou não é isso que vale no jogo. A única coisa que resta para sua empresa é aceitar ou não que ele seja seu cliente.
Por mais que você se esforce, algumas pessoas não vão gostar do seu atendimento ou produto e isso é a realidade. Muitas vezes é preciso demitir o cliente avaliando o custo de atendimento para mantê-lo na sua empresa. Em muitas vezes você verá que é melhor, de forma educada, recomendá-lo ao concorrente.

Toda empresa precisa de um programa de fidelidade (Mito)

Quantas empresas você conhece que não oferecem descontos ou “milhagens” para os clientes, tem preço maior e mesmo assim tem inúmeros fãs da marca!
Melhor do que fazer um programa de fidelidade “meia boca” é não fazer. Só faça se tiver certeza da vantagem para sua empresa e para o cliente (se ele precisar disso). Não entre em modismos ou faça porque alguém disse que tem que fazer. Prefira trabalhar as facilidades para o cliente do que meros 10% de desconto agrupado em um cartão fajuto.

Cliente só sabe reclamar (Mito)

A reclamação de cliente é algo visto com um item de rejeição pelos empreendedores, sempre comento esse item porque é uma visão equivocada e que vai demorar muito tempo ainda para que o brasileiro veja isso com outros olhos!
Tanto por parte da empresa, como dos clientes, é difícil aceitar uma reclamação e enxergar uma oportunidade. Do ponto de vista do cliente são raros os casos de elogiar o que é bom e bem feito. O que é percebido pelas empresas é que existem mais reclamações do que elogios, e realmente o tem! O que é normal visto o poder das redes sociais e o empoderamento do cliente.
É preciso amadurecer o mercado, educando empreendedores e clientes para um novo ciclo de consumo. Quem sabe a próxima geração seja beneficiada com isso. Aproveite e descubra formas de incentivar o cliente a comentar e elogiar seus produtos.

Cliente não sabe o quê quer (Mito)

O cliente sabe muito bem o que quer. Às vezes ele não quer é perder tempo manifestando sua insatisfação.
Na prática, quando “o cliente não sabe o quer”, a culpa é sua por não ter identificado a necessidade dele e construído em conjunto uma solução. Saiba sempre usar – e muito bem – da qualificação do cliente, fazendo perguntas e levando o cliente a construir a solução em conjunto com você, ainda mais levando em conta itens de sua diferenciação e exclusividade.
Qual é a crença que vai contra seu cliente e que você precisa derrubar?


FONTE: ideiademarketing

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