sexta-feira, maio 30

A importância de um plano para novas contratações

 Sabemos que através de um plano de negócios podemos medir tudo o que for traçado e checar se esta no caminho correto ou não. E como fazemos nas contratações, é seguido o que foi traçado, os profissionais de recursos humanos, não lêem a mente dos gestores



A IMPORTÂNCIA DE UM PLANO PARA NOVAS CONTRATAÇÕES

Sabemos que através de um plano de negócios podemos medir tudo o que for traçado e checar se esta no caminho correto ou não. E como fazemos nas contratações, é seguido o que foi traçado, os profissionais de recursos humanos, não leem a mente dos gestores, para adivinhar o perfil correto, existem as atribuições de cargos e salários, mas na contratação vai além das informações básicas.



Os gestores de área quando forem requisitar profissionais para o setor de recursos humanos, devem primeiramente traçar o perfil desejado, contendo as experiências, fluência em alguma língua, viagens internacionais, mudanças de cidades, área de atuação desejada, para que sejam realizadas as triagens corretamente.

Deve-se conscientizar que um profissional contratado fora do perfil, isso gera- se custo, o que envolveria esse custo? – 

1. Tempo dos profissionais de recursos humanos;
2. Tempo dos gestores durante as entrevistas;
3. Custo administrativo das contratações;
4. Tempo para integração e treinamento entre o gestor e o contratado;
5. Se houver viagens internacionais, caso o profissional não tenha fluência na língua do País, necessitara uma nova contratação;
6. Possíveis atrasos, falhas e erros afetando diretamente o cliente e a imagem da empresa;
7. Custo com demissão dessa contratação;
8. Tempo do setor de recursos humanos, para nova contratação;
9. Tempo dos gestores durante as entrevistas;
10. Custo administrativo das novas contratações; 

Esse ciclo gera em torno de 3 a 6 meses, e para a empresa o fator “tempo” é crucialmente importante. Serão fechados contratos com novas empresas, serão conquistados novos clientes, vendidos novos produtos, as empresas precisam reter e conquistar profissionais que atendam as necessidades dos padrões da qualidade, atendimento e informações. É necessário ter um diferencial, o chamado “plus” antigamente muito citado, para que tenha o melhor time altamente gabaritado em conhecimentos e aplicabilidade, que influenciarão positividade a empresa e satisfação de seus clientes.



Um erro na contratação pode gerar um prejuízo entre 3 a 10 vezes ao salário desse profissional, as empresas sentem dificuldade para contratações específicas. 


Tenho presenciado empresas que tem alta rotatividade, mas, o grande problema não são os profissionais, e sim na falha durante as contratações, para evitar essa perda, vale a pena se atentar no perfil do gestor, com o perfil desejado da nova contratação, perfil da vaga em experiência e personalidade, os testes psicológicos, competênciasperfildinâmicas, já existentes são válidos para o apoio na seleção, jamais dispensando as entrevistas com os colegas de setor, além da conversa com o gestor e diretor de área.




FONTE: RHPortal

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